Os micro e pequenos empreendedores do Amazonas são os que mais usam o whatsapp para vender através de canais digitais, sendo este utilizado por 83% de público. A constatação está na pesquisa Transformação Digital nos Pequenos Negócios 2022, realizada pelo Sebrae entre julho e setembro do ano passado. Em todo o Brasil, 74% utilizam o aplicativo de mensagem.
O levantamento inédito teve como objetivo identificar como os pequenos negócios têm se utilizado da transformação digital e foi aplicada por telefone. Foram 6.345 entrevistados distribuídos em cotas por unidade da federação, porte e setor de atividade. No Amazonas, 249 empreendedores foram abordados.
Para a consultora do Sebrae Amazonas, Gracy Raittz, a familiaridade com a ferramenta contribui para o uso na comunicação com o cliente, aperfeiçoada com a versão para negócios. “Com o whatsApp business é possível fazer uma comunicação instantânea utilizando automação de respostas padronizadas, catálogo dos produtos ou serviços, horário de funcionamento, etc.”, considerou.
A pesquisa também indica as pequenas empresas do Amazonas acima da média nacional entre aquelas que indicam preços nas páginas ou perfis em redes sociais (44% no Brasil, 50% no Amazonas), realizam reservas e vendas online (45% no Brasil, 50% no Amazonas), oferecem espaço para reclamação e sugestões (54% no Brasil, 61% no Amazonas) e personalizam produtos e serviços online (43% no Brasil, 48% no Amazonas).
“Mesmo quem não tem conhecimento profundo de tecnologia e design, por exemplo, consegue usar o whatsapp como uma ferramenta para o marketing, enviando para a lista de clientes promoções, informações e novidades por meio de mensagens instantâneas utilizando textos, vídeos, áudios ou imagens”, destacou Gracy.
Quanto à disponibilidade de pagamentos, os empreendedores do estado ficam em segundo lugar entre os que mais oferecem a opção do pagamento por pix (91%), atrás apenas do Acre (92%), sendo a média nacional de 84%. “O pix equivale ao dinheiro em espécie, em que não há dedução de taxas bancárias e transação instantânea. Outra motivação do uso é a falta de troco nos estabelecimentos”, avaliou a consultora.
A pesquisa apresenta ainda dados que revelam a ampliação do uso de celular e acesso à internet no aparelho por mais de 99% desse público, tanto em escala nacional quanto estadual. Por outro lado, os computadores estão perdendo espaço. Eles eram instrumento de trabalho de 74% desses empreendedores em 2018, caindo para 70% em 2020. No Amazonas, 65% usam o meio.
Atendimento
O Sebrae oferece consultoria gratuita nas áreas de gestão empresarial, marketing digital e vendas, tanto para pequenos empreendedores quanto aos que pretendem abrir um negócio. Ela pode ser presencial, nas unidades do Sebrae e durante eventos com participação da instituição, na capital ou no interior. Também é oferecida de forma remota, a partir do site consultoria.sebrae.com.br. Mais informações podem ser consultadas via telefone ou whatsApp pelo 0800-570-0800.