-
Nesta quinta-feira (26), o queijo amazonense produzido pela Leiteria Macurany apoiada pelo Sebrae-AM conquistou mais um título que considera a originalidade do produto amazonense. O queijo de manteiga que já havia sido reconhecido como um dos melhores do mundo, recebeu novos temperos como gengibre e alecrim, e se consagrou na categoria ‘Queijo Autoral’ durante a 3ª edição do Encontro de Laticínios em Marabá – PA.
O produto do Amazonas concorreu nas categorias: Queijo Autoral, Manteiga e Queijo Coalho. A premiação faz parte do 1º Concurso +Queijos MATOPIPA, durante a 3ª Edição do Seminário + Negócios – Encontro para Laticínios. O evento foi realizado pelo Grupo Mais Food, em parceria com o Instituto de Laticínios Cândido Tostes – ILCT, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG/MG, e ocorreu nos dias 25 e 26 de outubro, em Marabá, no estado do Pará.
A leiteria, do empresário e produtor rural Isandrey Azêdo, tem origem na Comunidade do Macurany, em Parintins. Ele enfatiza que a parceria com o Sebrae Amazonas, por meio do escritório local, foi essencial para conquistar mais um título: “Já havíamos conquistado o prêmio de um dos melhores queijos do mundo e dessa vez inovamos acrescentando novos temperos, e isso trouxe harmonia para o paladar, então ficamos felizes com o resultado e de saber que o Sebrae nos ajudou a abrir as portas da Leiteria Macurany para o mundo.”
Para a chefe do escritório regional de Parintins – ERPA, Luane Maria Ribeiro, a jornada como cliente ativo do Sebrae demonstra a qualidade e a consolidação do empreendimento. “Possibilitar ao cliente que ele possa ser reconhecido pelo esforço diário, especialmente quando se trata de um produtor rural, é motivo de orgulho para o Sebrae Amazonas, que assume o papel de apoiar e fazer todo o acompanhamento pelo escritório para que ele seja mais uma vez reconhecido pelo excelente trabalho.”
O queijo de manteiga produzido pela Leiteria Macurany também já foi destaque na 3ª edição do ExpoQueijo Brasil 2023. O produto amazonense conquistou o Prêmio Ouro na Categoria Mista do evento internacional, que ocorreu entre os dias 24 e 27 de agosto, em Araxá, Minas Gerais. Após vencer a disputa entre 1.200 concorrentes de 11 países, o queijo de manteiga amazonense foi reconhecido como o melhor do mundo por um corpo de jurados que contou com mais de 200 especialistas, seguindo a metodologia do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Epamig ILCT).
-
Leiteira Macurany
A Leiteira Macurany começou a ganhar forma em 2014, quando o produtor adquiriu as primeiras soluções do Sebraetec, produto que oferece serviços tecnológicos e inovadores para pequenos negócios com 70% do valor subsidiado. Assim, deu-se início ao processo de modernização do negócio familiar na área de pastagem, melhoramento genético do rebanho e de processos, além de acesso ao mercado.
Com participação recorrente em feiras, capacitações e missões empresariais pelo Brasil, o relacionamento junto ao Sebrae segue fortalecendo o empreendimento, que atualmente conta com o apoio do Escritório Regional da instituição em Parintins, por meio de consultorias, Sebraetec, rotulagem e análise química dos produtos para a obtenção do Selo Arte – certificado de identidade e qualidade para comercialização nacional de produtos artesanais.
Os produtos da Leiteria Macurany são certificados, ainda, com o selo de qualidade do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), emitido pela Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa), e já foram bem-sucedidos em concursos estaduais. O doce de leite e o queijo coalho foram vencedores da 6ª Feira de Agronegócios da Universidade Nilton Lins e, também, bicampeões na 36ª Expopin e na 44ª Expoagro.