O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) inaugurou nesta quinta-feira (14), o novo escritório regional no município de Coari. A inauguração contou com a presença do Presidente do Conselho Deliberativo do Amazonas, Antonio Silva, e a diretoria composta pela superintendente da instituição, Ananda Carvalho, e demais diretoras técnica e administrativa, Lamisse Said da Silva Cavalcanti e Adrianne Antony, respectivamente. A cidade que desempenha um papel significativo na economia relacionada ao gás natural, também será suporte para fortalecer os pequenos empreendedores da região, como os municípios de Anori e Codajás.
O presidente do CDE, Antonio Silva, parabenizou o trabalho meritório da equipe do Sebrae e reiterou os objetivos da instituição para o próximo ano. “A nossa missão é levar até o interior mais unidades inovadoras como esta, em 2024 teremos pressa para melhorar nossas atividades a fim de atender com excelência a população de cada município do estado.”
A obra é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Coari e Sebrae/AM. O novo espaço localizado na estrada Coari-Mamiá no bairro da União, oferecerá estrutura com mais de 8 repartimentos, incluindo salão de atendimento e salas de treinamento. A instalação que recebeu o nome do Presidente da Federação do Comércio do Estado do Amazonas, Dr. Aderson Santos da Frota, terá capacidade para atender quase mil empreendedores anualmente, além de oferecer serviços de consultoria, oficinas, cursos, palestras e orientação ao crédito.
Para a superintendente do Sebrae, Ananda Carvalho Normando Pessôa, o novo escritório visa ampliar e tornar acessível os atendimentos no interior do estado. “Nosso propósito é continuar ampliando os atendimentos aos pequenos negócios, e o espaço em Coari é mais um exemplo, uma vez que serve de suporte para outros municípios da região, e além disso proporciona aos nossos clientes um lugar com mais inovação, utilizando estruturas para adaptar o espaço, capacitar e qualificar nossos clientes”, enfatizou Ananda.
A história do Sebrae no município perdura há mais de 14 anos, desde 2009, quando a instituição em parceria com a prefeitura local começou a atuar. Em 2011, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas passou a atender em prédio alugado, também na estrada do aeroporto. A diretora técnica, Lamisse Said da Silva Cavalcanti, recordou os primeiros passos da instituição no município: “estamos muito felizes com mais essa obra, porque eu ainda me recordo quando recebemos esse terreno e sonhamos em ver o escritório tomar forma como hoje, e isso se consolidou, por isso, é motivo de gratidão. Agora, o empreendedor de Coari poderá ter suas necessidades atendidas e claro, ter acesso aos serviços com mais tecnologia e inovação”.
Segundo a diretora administrativa financeira, Adrianne Antony Gonçalves, é fundamental que os empreendedores que já são assistidos pelo Sebrae e futuros empresários, possam contar com uma unidade própria para desenvolver os seus negócios. “Isto é Sebrae! Colocamos o padrão de atendimento que temos em Manaus, no interior do estado também, e isso demonstra a continuidade e garantia para os nossos clientes que as nossas raízes estão fincadas em Coari, então isso traz maior segurança no atendimento e confiança da população nas nossas atividades, e que com certeza irá nos inspirar a trazer mais novidades para o município”, declarou Adrianne.
Os coarienses que já empreendem na cidade, acreditam que o novo prédio influenciará diretamente na disseminação dos negócios de variados setores da economia local. O fundador do Telezé Especiarias, Josimar Batalha, por exemplo, relatou que a ação fortalece o atendimento ao empreendedor local. “É importante contarmos com uma estrutura que ofereça maior suporte ao empresário da nossa cidade, pois essa oportunidade gera mais incentivo pra população buscar empreender e consequentemente ajudar os segmentos locais.”
Outra moradora de Coari, a proprietária da Boutique Exclusiva e Coariense, Vaneza Alves Martimiano, visualiza a obra como um investimento para preparar ainda mais os empreendedores. “O Sebrae Amazonas é um grande parceiro de todos os empreendedores e esse espaço deve ser celebrado! Esta instituição é um grande incentivo, pois gera pessoas preparadas para empreender, fazendo com que elas realizem sonhos e agreguem conhecimento maior para ousar crescer,” disse Vaneza.
Atualmente, o Sebrae dispõe de unidades com escritório próprio em Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Tefé, Tabatinga e Coari.
Estiveram presentes na inauguração além da presidência e diretoria do Sebrae Amazonas, o prefeito de Coari, Keitton Wyllyson Pinheiro Batista e o Presidente em exercício do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, Aderson Frota.
-
Coari
A extração de petróleo e gás natural são os maiores geradores de renda do município, mas o comércio e a prestação de serviços são importantes, não só para a cidade, como para toda a região, pois o município conta com os principais segmentos relacionados a psicultura, agricultura familiar e a produção de Açaí, visto que a cidade faz parte do território da Indicação Geográfica do Açaí de Codajás. Os dados da Receita Federal registram que aproximadamente 14,9% correspondem a Microempresário Individual (MEI), 45,2% são Microempresas (ME) e 2,24% operam como Empresa de Pequeno Porte (EPP) no município.
-
-
Confira a galeria:
-