Para tornar os processos mais ágeis, transparentes e sustentáveis, a Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria de Administração e Patrimônio (Semap), em parceria com o SEBRAE Amazonas, iniciou a implementação do Serviço de Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e), com o intuito de modernizar a gestão tributária e fortalecer a economia local, especialmente os empresários do trate turísticos e demais setores da cidade.
O projeto está em fase de treinamento, onde os empresários receberam capacitação para a utilização da plataforma. Com a implementação, tem-se expectativa que a NFS-e traga inúmeros benefícios, como a redução da burocracia, maior controle sobre a arrecadação municipal e estímulo à formalização das empresas.
O gerente comercial Converge Tecnologia, Jorge Farias, empresa responsável pela implementação do sistema, explica que o processo de implantação já está em fase avançada.
“O sistema encontra-se na fase de implantação. Fizemos duas visitas in loco, onde na primeira apresentamos o sistema e, na segunda, cadastramos e treinamos as empresas. Agora, essas empresas e seus contribuintes já podem acessar a plataforma ‘Cidadão Web’, que permite a emissão de notas fiscais eletrônicas de qualquer lugar, sem precisar ir até a prefeitura. Isso vai agilizar o processo e modernizar o sistema”, comenta Farias.
Além disso, ele destaca a importância da implementação para o município.
“A tributação municipal permite não só o cumprimento da legislação federal, mas também a captação de recursos próprios, que podem ser investidos em áreas como educação, saúde e turismo, que é um dos grandes potenciais de Novo Airão”, comenta.
Para a gestora do SEBRAE em Manacapuru, polo responsável pelo atendimento de Novo Airão, Fabiane França, a implementação da NFS-e significa avanço e não apenas fortalece a transparência das relações comerciais, mas também simplifica os processos para empresários e contribuintes, gerando mais eficiência e segurança.
“A adoção do serviço traz benefícios significativos, como a redução de custos operacionais, a diminuição do uso de papel e a otimização do tempo de processamento das informações fiscais. Isso significa que os empresários terão mais agilidade na emissão de suas notas fiscais, com mais controle e menos burocracia”, explica a gestora
A implementação da Nota Fiscal Eletrônica é parte de ações voltadas à modernização da administração municipal. Também está em andamento a revisão e regulamentação do código tributário de Novo Airão. A iniciativa faz parte do plano de trabalho do Cidade Empreendedora, que prevê mais de 30 ações até novembro de 2024, com foco na melhoria da gestão municipal, no incentivo à agricultura familiar e no fortalecimento do turismo local.
Além da NFS-e, outras ferramentas, como o Sistema do Portal do Servidor (SIPOR) e a digitalização do acervo documental dos servidores municipais já foram implementadas.