ASN AM Atualização
Compartilhe

Sebrae-AM e Tapajós Tecidos realizam oficina de modelagem para profissionais da Moda

O Projeto visa fomentar o segmento da moda no Amazonas e incentivar produções autorais por meio do empreendedorismo.
Por ASN Amazonas
ASN AM Atualização
Compartilhe

Inspirados pela cultura regional e pelo sonho de ascensão no mercado da moda, cerca de 15 mulheres participaram na manhã desta quarta-feira (16), de uma oficina de modelagem básica realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae- AM) em parceria com a empresa Tapajós Tecidos. O curso ocorreu nas dependências do negócio localizado no bairro Educandos, na Av. Leopoldo Peres.


Por meio da parceria, as participantes tiveram acesso ao material completo para a realização das atividades, tais como: papel para modelagem, como papel kraft, sulfite ou pardo; fita métrica para medir o corpo ou peças de roupa; régua, esquadro ou régua de alfaiate; lápis ou caneta para desenhar e marcar as medidas; tesoura afiada para cortar tecidos; pesos de papel para fixar o tecido; alfinetes e linha.

Nesta etapa do nível básico são oferecidas aulas para quem deseja aprender a criar moldes de roupas a partir de medidas e padrões. A modelagem é uma etapa essencial no processo de confecção, pois envolve a criação de moldes que servirão de base para a produção de peças de vestuário, como saias, blusas, calças e vestidos.

-

Responsável pela coordenação do projeto, o analista do Sebrae-AM, Herbeth Oliveira, afirmou que o empreendedorismo em moda no Amazonas tem se destacado nos últimos anos como uma área promissora, marcada por iniciativas criativas que buscam valorizar a cultura local e promover o desenvolvimento econômico da região.
“Em um estado de rica diversidade cultural e com influências marcantes das tradições indígenas, ribeirinhas e urbanas, os empreendedores da moda têm se reinventado ao unir sustentabilidade, inovação e identidade regional em suas criações, por isso o Sebrae começou a realizar atividades cada vez mais segmentadas, e com um olhar especial para o alicerce que são os profissionais de costura”, declarou Herbeth.

A administradora do negócio, Socorro Tapajós, que também é fruto do EMPRETEC, afirma que a relação com o Sebrae é um acordo de princípios em comum, que é capacitar e incentivar o empreendedorismo na moda amazonense.

“O Sebrae sempre foi um apoio durante toda a minha caminhada, e naturalmente aprendi que a empresa não deveria ser somente uma vendedora de tecidos, mas um lugar também que retribuísse para Manaus aquilo que um dia nós tivemos quando fundamos o negócio há 34 anos. Sozinhos não há como concretizar isso, e foi acompanhando o Sebrae-AM e os interesses em comum de capacitação que fechamos essa parceria, tudo para Manaus e de Manaus”, disse Socorro.

O Empretec é uma imersão de 60 horas focada no desenvolvimento do comportamento empreendedor, buscando potencializar resultados, fortalecer o networking e identificar novas oportunidades de negócio. O programa tem atividades práticas, cientificamente fundamentadas, que mostram como agem os empreendedores de sucesso.

No Amazonas, há cerca de 17.863 negócios voltados para Moda e Confecção de Vestuário. Para incentivar os empreendedores do segmento, o Sebrae tem desempenhado um papel fundamental no apoio ao setor, oferecendo capacitação, mentorias e eventos que conectam esses pequenos negócios ao mercado, mostrando que é possível criar peças autênticas, inovadoras e que representam a biodiversidade e a cultura da região.

  • Amazonas
  • Capacitação
  • Empreendedores
  • Empreendedorismo Feminino
  • moda
  • Sebrae Amazonas
  • Serviços