ASN AM Atualização
Compartilhe

Sebrae anuncia nova fase de projeto focado em mercado para o setor de games durante evento em Manaus

O projeto é fruto de uma pesquisa de mercado que mapeou as principais necessidades do setor de desenvolvimento de jogos em todo o Brasil.
Por ASN Amazonas
ASN AM Atualização
Compartilhe

Durante o evento do Game Fest (IGF) , realizado pelo Instituto IPDEC no dia 17 de outubro em Manaus, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) anunciou um projeto completo focado no setor de games, que será implementado a partir de 2025. O projeto, que representa um upgrade do Next Sebrae no Amazonas, é fruto de uma pesquisa de mercado que mapeou as principais necessidades do setor de desenvolvimento de jogos no estado e em todo o Brasil.

O gestor do Next Sebrae Games no Amazonas, Denys Cruz, ressaltou a relevância dessa nova fase: “Estamos avançando com uma proposta que vai além da capacitação, oferecendo oportunidades reais de crescimento e visibilidade para os desenvolvedores de games do Amazonas. A ideia é preparar esses estúdios para competir em um cenário global.”

A pesquisa ouviu gestores de projetos de games de todas as cinco regiões do país e identificou diversos desafios, como a falta de profissionais especializados, dificuldades no acesso ao financiamento, baixa formalização dos estúdios e a necessidade de capacitação em negócios. Além disso, destacou a desconexão entre os mercados nacional e internacional, criando uma lacuna para os estúdios brasileiros que almejam a expansão global.

Diante desse cenário, o Sebrae elaborou o Plano de Acesso a Mercado para o Setor de Games, que será aplicado nacionalmente e, consequentemente no Amazonas, por meio do projeto Next Sebrae. O plano tem como objetivo principal a capacitação e ampliação do acesso aos mercados atuais.

A nova fase do projeto contará com duas jornadas distintas para atender diferentes níveis de maturidade dos ecossistemas de games:

Jornada Starter: Voltada para ecossistemas iniciais com menor conhecimento e articulação local. Essa jornada terá como foco o protagonismo local e o desenvolvimento de conexões para acesso a mercados em nível nacional. Serão oferecidos treinamentos em áreas como gestão financeira, captação de recursos, marketing, jurídico, vendas, negociação, e ações para auxiliar na formalização de estúdios.

Jornada PRO: Direcionada a ecossistemas mais maduros e com grande articulação regional. Essa jornada busca desenvolver conexões e acesso a mercados internacionais, com grande mobilização para internacionalização dos estúdios. O programa inclui orientação para pitch em inglês, estratégias de Go-To-Market, análise de mercado internacional, participação em feiras, eventos globais, além de rodadas de matchmaking com players nacionais e internacionais.

“Esse novo projeto é um grande passo para os empreendedores de games no Brasil. Nosso objetivo é proporcionar acesso a mercado e oportunidades de crescimento para os estúdios de todo o país, conectando o mercado local com o internacional,” destacou Eúde Amor, gestor do setorial de games pelo Sebrae Nacional.

As novidades começam a ser implementadas em 2025, e as inscrições para o novo ciclo do projeto serão abertas no início do ano. Para mais informações, os interessados podem acessar o site href="http://nextsebrae.com">nextsebrae.com.

  • Digital
  • Empreendedores
  • Manaus
  • Marketing
  • Negócios
  • Pequenos Negócios
  • Sebrae Amazonas
  • Start Game