ASN AM Atualização
Compartilhe

Município de Alvarães adere ao ciclo 2025 do Programa Cidade Empreendedora

Município é o terceiro a assinar a adesão ao programa para 2025
Por Thayssa Castro
ASN AM Atualização
Compartilhe

Dando continuidade às transformações promovidas pelo Programa Cidade Empreendedora, o prefeito de Alvarães Lucenildo de Souza assinou na última quinta-feira (21), o termo de adesão para o ciclo de 2025. A iniciativa, executada pelo SEBRAE Amazonas em parceria com a Prefeitura Municipal, já integrou os ciclos de 2023 e 2024, promovendo impactos significativos no território.

Durante os dois ciclos, mais de 1.800 pessoas foram beneficiadas por mais de 80 ações voltadas ao desenvolvimento socioeconômico local. Entre as principais atividades realizadas destacam-se: a estruturação de rotas turísticas, o apoio ao Programa Municipal de Meliponicultura e a implantação do Selo de Inspeção Municipal (SIM).

O programa também incluiu capacitações para as merendeiras das escolas municipais, com destaque para a participação de profissionais da Escola Indígena São José, localizada na comunidade Kokama, onde residem 75 famílias.

O foco do Cidade Empreendedora em Alvarães tem sido fomentar uma economia local sustentável, promovendo o progresso econômico e social alinhado à preservação ambiental, ao uso renovável de recursos e ao incentivo aos negócios locais. Além disso, o programa tem atuado na melhoria dos processos de gestão municipal na melhoria do ambiente de negócios.

Segundo o gerente do Escritório do Sebrae em Tefé, Manoel Oliveira, a adesão ao ciclo de 2025 reflete os resultados positivos já alcançados.

“O programa vem realizando uma série de transformações no município. Em parceria com a prefeitura, vamos dar continuidade às ações, sempre com foco no desenvolvimento de uma economia local sustentável, gerando emprego e renda para a população”, destacou.

Entre as iniciativas promovidas no município também estão a organização das cadeias produtivas da sociobiodiversidade e da agricultura familiar, a implantação do Programa Municipal de Bioeconomia da Sociobiodiversidade, diagnósticos de viabilidade de piscicultura, acesso a crédito, assessoria para gestão de empreendimentos comunitários e individuais, além de capacitações técnicas e a implantação da Sala do Empreendedor.

As capacitações incluem temas como Marketing Pessoal, Confecção de Bijuterias, Pintura em Tecidos, Liderança e Gestão no Setor Público, Filetagem de Peixes, Confecção de Peneiras e Tupés, Artesanato com Escamas de Peixe, Beneficiamento de Polpa de Frutas, e até melhorias na produção de alimentos, como o Churrasquinho.

Adesão ao Programa Cidade Empreendedora – O edital para adesão ao ciclo de 2025 do Programa Cidade Empreendedora está disponível de 20 de novembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025. Municípios interessados podem acessar o edital de chamamento público no site: cidadeempreendedoraam.com.br.

  • Alvarães
  • Amazonas
  • Cidade Empreendedora
  • Cidade Empreendedora 2025