ASN AM
Compartilhe

Cidade Empreendedora realiza oficina de mapeamento de demandas em Silves  

Atividade visa elaborar o plano de trabalho para a execução do programa em 2025 
Por Thayssa Castro
ASN AM
Compartilhe

Com o objetivo de transformar o município, a Prefeitura de Silves, em parceria com o SEBRAE Amazonas, promoveu nesta terça-feira (10) a primeira oficina de mapeamento de demandas e soluções do Programa Cidade Empreendedora 2025. A atividade, que contou com a participação do secretariado municipal, ocorreu no Centro de Convivência do Idoso Lindolfo Viana Grana, localizado na rua Armando Almeida, S/N, no bairro Plínio Coelho.

O prefeito Raimundo Paulino de Almeida Grana assinou o termo de interesse para adesão ao programa no ciclo de 2025 no dia 28 de novembro. A iniciativa busca fomentar o empreendedorismo e fortalecer a gestão pública. Participaram da oficina o corpo técnico do SEBRAE-AM e representantes de dez secretarias municipais.
Para o prefeito, o programa é essencial para o progresso socioeconômico do município.

“Vejo com muito otimismo, porque, por meio do Cidade Empreendedora, daqui a dois anos quando fecharmos esse ciclo do programa entregaremos resultados significativos para a nossa sociedade. Buscamos o desenvolvimento local, o fortalecimento dos nossos empreendedores e a inovação em áreas essenciais para a economia do município. Tenho plena convicção de que, ao final do meu mandato em 2028, Silves estará em um novo nível de economia, turismo e produção rural, que são prioridades para a nossa gestão”, explica o prefeito.

Secretarias Municipais e o SEBRAE-AM participaram da oficina. Foto: Divulgação.

Planejamento estratégico e escuta ativa – O plano de trabalho está sendo elaborado de forma colaborativa com base nas características e necessidades específicas do município. Durante a oficina, foram sugeridas ações prioritárias e identificados os principais gargalos a serem superados.

Essa metodologia de escuta ativa envolve a participação do corpo técnico do SEBRAE-AM e da gestão pública. O objetivo é desenvolver políticas públicas, capacitações, cursos e melhorias na administração municipal que atendam às reais demandas da comunidade.

Jady Ferreira, gerente do SEBRAE em Itacoatiara, destacou a relevância de Silves como a primeira cidade empreendedora do polo.

“Silves é nossa primeira Cidade Empreendedora no polo Itacoatiara. É uma enorme satisfação ver essa parceria, que vem crescendo ao longo dos anos, culminar nessa iniciativa. O comprometimento do governo municipal em desenvolver o território é evidente, e estamos confiantes de que os resultados serão transformadores para a economia local e para a qualidade de vida da população”, afirma a gerente.

Um programa alinhado aos ODS – O Cidade Empreendedora é estruturado em dez eixos estratégicos que convergem com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações econômicas e desigualdades sociais, além de incentivar ações sustentáveis, alinhadas ao pacto global. Cada eixo é implementado em parceria com os municípios, abrangendo iniciativas como o fortalecimento da governança local, a valorização dos pequenos negócios e a elaboração de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Adesão ao ciclo 2025 – O edital para adesão ao ciclo 2025 do Programa Cidade Empreendedora está aberto até o dia 31 de janeiro de 2025. Municípios interessados em participar devem acessar o chamamento público pelo site cidadeempreendedoraam.com.br para consultar as condições de participação e formalizar o interesse.

  • Cidade Empreendedora 2025
  • Silves