Para planejar as ações do programa Cidade Empreendedora em 2025, o SEBRAE Amazonas reuniu-se com o secretariado municipal de Barcelos para realizar uma oficina de levantamento de demandas, levando em conta as especificidades da região. A atividade ocorreu nesta quarta-feira (8), no Plenário Antônio Albertino Neto, na Câmara de Vereadores.
Participaram da oficina, além do prefeito Radson Alves, representantes das secretarias de Produção; Cultura e Turismo; Saúde; Finanças; Assistência Social; Educação; Administração; Assuntos Estratégicos; Ouvidoria; Fundo Municipal de Previdência; além dos Departamentos de Terras, Aeroportuário e Comunicação. O encontro também contou com a presença de integrantes do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM).
Durante o evento, foram identificadas demandas prioritárias, entre elas a solicitação para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE), um documento estratégico que busca impulsionar a economia local e promover o desenvolvimento social e sustentável de Barcelos. Outra solicitação foi a criação do Plano Diretor, voltado para o planejamento e ordenamento territorial urbano do município. Além disso, foi destacada a importância de priorizar o ordenamento do turismo, que possui um enorme potencial para o desenvolvimento sustentável do setor.
As oficinas têm como objetivo promover a construção de políticas públicas, capacitações, cursos e melhorias na gestão municipal, sempre alinhadas às necessidades reais da população.
Segundo o prefeito Radson Alves, essa parceria marca um importante passo para fortalecer a integração entre o governo municipal e o SEBRAE-AM no planejamento de ações que beneficiarão toda a comunidade.
“Saber que podemos, por meio dessa parceria, mudar a vida das pessoas em Barcelos é gratificante. O serviço público precisa alcançar toda a população de forma plena, atendendo às expectativas de serviços essenciais de qualidade. Capacitar e treinar nossos colaboradores significa garantir que essas políticas públicas cheguem a quem mais precisa,” afirma o prefeito.
Ele acrescenta que o apoio do SEBRAE-AM na criação de planos estratégicos é fundamental.
“Contar com o SEBRAE nesse processo, tanto no planejamento do município quanto na atualização de documentos estratégicos, como o nosso Plano Diretor, que está defasado, é essencial. Isso nos permitirá definir diretrizes claras para todos os segmentos da administração pública, contribuindo para o desenvolvimento que Barcelos tanto necessita”.
O Cidade Empreendedora é estruturado em dez eixos estratégicos, alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. O programa visa reduzir desigualdades sociais e econômicas, fomentar ações sustentáveis e estimular o desenvolvimento local por meio do fortalecimento da governança, valorização dos pequenos negócios e políticas públicas que promovam sustentabilidade.
As próximas oficinas acontecerão em Rio Preto da Eva, no dia 14/01; Tefé, no dia 17/01; Barreirinha, no dia 20/01; Boa Vista do Ramos, 21/01; Novo Airão, no dia 24/01; e Alvarães, no dia 30/01. No mês de fevereiro, a atividade acontecerá nos municípios de Atalaia, Benjamin, Maués e Parintins.