ASN AM Atualização
Compartilhe

Sebrae Amazonas celebra o mês do artesão com o Encontro de Negócios

Evento promove R$ 420 mil em negócios, enaltece o artesanato amazônico e impulsiona o desenvolvimento econômico e cultural
Por Yasmim Negreiros
ASN AM Atualização
Compartilhe
Ação realizada em Manaus

Com foco na valorização da cultura e criatividade amazônica, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM) e Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam), realizaram o “Encontro de Negócios: Uma ponte entre talentos, oportunidades e ancestralidade”, consolidando sua missão de fomentar o desenvolvimento econômico sustentável e fortalecer o artesanato regional. Realizado de 24 de março a 1º de abril, o evento transformou o panorama econômico e cultural da região ao impactar diretamente a vida de 130 artesãos e, de forma indireta, mais de 300 profissionais ligados ao setor artesanal. Além disso, a iniciativa movimentou um volume expressivo de negócios, com um montante estimado em R$ 420 mil.

A iniciativa contou com a colaboração estratégica das prefeituras de Atalaia do Norte, Benjamin Constant e Parintins, bem como do Governo do Estado do Amazonas, representado pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp). O evento também teve o apoio de importantes parceiros, como o Kwati Club e o Programa do Artesanato Brasileiro do Amazonas (PAB/AM), ampliando o impacto e o alcance das ações.

Ação realizada em Parintins

O “Encontro de Negócios: Uma ponte entre talentos, oportunidades e ancestralidade” é um evento que reúne empreendedores, artesãos, investidores e lojistas com o objetivo de fomentar a economia local e regional, além de valorizar a cultura e o artesanato amazônico. Um total de 14 lojistas, representando renomados centros comerciais como Brasília, São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, participaram da iniciativa, voltada à aquisição de artesanato produzido no Amazonas.

Durante o evento, os participantes têm a chance de apresentar seus produtos, estabelecer redes de contato e prospectar negócios. A iniciativa também impulsiona setores relacionados ao turismo, gastronomia e transporte, fortalecendo o desenvolvimento econômico sustentável da região. Além disso, o encontro promove a inclusão social, beneficiando diretamente artesãos indígenas e comunidades ribeirinhas, destacando a diversidade cultural da Amazônia.

Exposição de produtos em Manaus

Segundo a gestora do projeto, Lilian Simões, a iniciativa também se apresenta como um catalisador para diversos setores relacionados ao turismo e à cultura, abrangendo a rede hoteleira, serviços de transporte, gastronomia e outras áreas fundamentais da economia local.

“Essa iniciativa empreendedora não apenas fortalece o artesanato local, como também impulsiona diversos setores vitais da nossa economia, como a rede hoteleira, os serviços de transporte e a culinária. É uma oportunidade extraordinária de valorizar nossas riquezas culturais e turísticas, ampliando o alcance do talento dos artesãos do Amazonas para o Brasil e o mundo”, destacou Lilian.

Ação realizada em Atalaia do Norte

O impacto transcendeu Manaus, abrangendo os municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant e Parintins. Cerca de 80% dos artesãos envolvidos são indígenas das etnias Marubo, Mayoruna, Matis, Baniwa, Baré, Sateré Maué, Hiskaryana entre outras. Com foco na valorização do artesanato tradicional, em Atalaia do Norte destacaram-se peças de povos indígenas isolados, como os Korubos. Em Benjamin Constant, o evento teve ampla repercussão com a participação de 56 artesãos indígenas das etnias Tikuna e Kokama. Já em Parintins, a diversidade da cultura popular brilhou, enquanto Manaus evidenciou a mistura de influências indígenas, ribeirinhas e culturais da região.

Além disso, artesãos das cidades de Barcelos, Careiro Castanho, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira e Novo Airão se fizeram presentes no evento realizado em Manaus. Entre os destaques deste evento estão os artesãos indígenas provenientes da zona rural da capital amazonense, localizados na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista.

“O Encontro de Negócios se consolida como um símbolo de compromisso com o desenvolvimento sustentável da região, reforçando que o Sebrae Amazonas é uma ponte que conecta talento e oportunidades, ampliando horizontes para o artesanato e o dinamismo econômico da Amazônia”, falou Lilian.

Ação realizada em Benjamin Constant

Contato para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM): [email protected] ou (92) 8639-1092 / Yasmim Negreiros (92) 98411-3039.

  • Amazonas
  • Amazônia
  • Empreendedores
  • Empreendedorismo
  • Empresas
  • Impacto
  • Negócios
  • Sebrae Amazonas
  • Trabalhadores
  • Turismo