ASN AM
Compartilhe

Cidade Empreendedora mapeia demandas para elaboração de plano de ação em Beruri

Município atuará com o programa no ciclo de 2025 e 2026
Por Thayssa Castro
ASN AM
Compartilhe

Com foco no fortalecimento do desenvolvimento social e econômico local, a Prefeitura de Beruri, em parceria com o Sebrae Amazonas, por meio do Escritório Regional de Manacapuru, promoveu, na última quarta-feira (7), a oficina de mapeamento de demandas para a construção do plano de ação do Programa Cidade Empreendedora. A atividade marca o início da elaboração das estratégias que serão implementadas no município no ciclo 2025/2026.

O encontro reuniu representantes de diversas secretarias municipais – entre elas Produção, Educação, Meio Ambiente, Governo e Assistência Social – além de técnicos do Sebrae-AM, da Unidade de Empreendedorismo no Interior (UEI), e membros da Sala do Empreendedor, CRAS, CREAS e do Centro de Convivência do Idoso. O objetivo da oficina foi ouvir, de forma participativa, os principais desafios e oportunidades do município para a elaboração de um plano de ação alinhado à realidade local.

Entre os principais focos apontados estão o fortalecimento das capacitações voltadas à população, o apoio aos empreendedores, a geração de renda para inclusão socioprodutiva, a implantação da nota fiscal eletrônica e a qualificação dos servidores municipais.

Para o analista técnico do Sebrae-AM, Robson Gadelha, a construção do plano de forma colaborativa é essencial para garantir o sucesso da iniciativa.

“Essa parceria entre o Sebrae e a Prefeitura de Beruri é estratégica. Nosso trabalho começa ouvindo, entendendo a realidade local e, a partir daí, traçando ações concretas para impulsionar o desenvolvimento. O Cidade Empreendedora é uma ferramenta poderosa para promover inclusão, renda e oportunidades nos municípios do interior do Amazonas”, destaca

Oficina de mapeamentos de demanda em Beruri. Foto: divulgação.

A vice-prefeita de Beruri, Maria de Jesus, ressalta a importância da escuta ativa no processo de planejamento.

“O mais importante dessa etapa é ver que o Sebrae está aqui para ouvir. A construção desse plano precisa partir da nossa realidade, das nossas vivências e necessidades. Quando somos ouvidos, conseguimos traçar metas mais efetivas para melhorar a vida da população”, afirma.

A metodologia adotada no encontro foi baseada na escuta colaborativa e na priorização de temas que impactam diretamente a vida dos moradores. A partir desse diagnóstico, será elaborado um plano de ação que integrará as políticas públicas com o fomento ao empreendedorismo local.

O programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae que conecta a gestão pública aos pequenos negócios locais, promovendo um ambiente favorável à geração de emprego, renda e inclusão produtiva. Em 2024, a iniciativa impactou mais de 9 mil pessoas em oito municípios do Amazonas, por meio de ações integradas de capacitação, apoio técnico e articulação institucional.

  • Beruri
  • Cidade Empreendedora
  • Sebrae Amazonas