Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento social e econômico do município, a Prefeitura de Carauari, em parceria com o Sebrae Amazonas, realizou na sexta-feira (23), uma oficina de mapeamento de demandas para a execução do Programa Cidade Empreendedora no ciclo 2025-2026. A atividade ocorreu no auditório da prefeitura, localizado na rua André Costa Pereira, no centro da cidade.
A iniciativa reuniu representantes de diversas secretarias municipais, como Finanças, Obras, Administração, Meio Ambiente, Limpeza Pública, Comunicação, Juventude, Produção, Sala do Empreendedor, Gabinete do Prefeito e Assistência Social, que participaram ativamente da construção coletiva de um plano de ação voltado à transformação local por meio do fortalecimento do ambiente de negócios.
O prefeito de Carauari, Airton Siqueira, destacou a importância da articulação entre gestão pública e entidades de apoio ao empreendedorismo.
“Nosso objetivo é criar políticas públicas mais eficientes, que de fato dialoguem com a realidade de quem vive aqui. A parceria com o Sebrae potencializa nosso trabalho, trazendo conhecimento técnico e ferramentas para que possamos avançar com planejamento e impacto real na vida das pessoas”, afirmou.

A oficina utilizou a metodologia de escuta ativa, colaborativa e intersetorial, priorizando temas estratégicos que impactam diretamente a população. A partir desse diagnóstico participativo, será elaborado um plano de ação que alinhará as prioridades locais com as soluções oferecidas pelo Sebrae-AM.
O Agente de Desenvolvimento, Jessomar Fernandes, ressaltou o comprometimento da gestão municipal e o potencial da iniciativa.
“O plano de ação que estamos construindo juntos é um reflexo do compromisso do município com o desenvolvimento sustentável e com a geração de oportunidades para os empreendedores locais”, afirmou.
Cidade Empreendedora – O Cidade Empreendedora busca fortalecer a economia dos municípios ao conectar a gestão pública aos pequenos negócios. Em 2024, o programa impactou mais de 9 mil pessoas em oito municípios do Amazonas, com a realização de mais de 500 ações.
Com 10 eixos estratégicos, o programa está alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), promovendo soluções inovadoras e duradouras. Entre os principais eixos estão: Gestão e Políticas Públicas, Inclusão Socioprodutiva, Resiliência Climática e Sustentabilidade, e Empreendedorismo na Escola.
No total, 27 municípios assinaram o termo de interesse na execução do ciclo 2025/2026 do programa.