ASN AM Atualização
Compartilhe

Empodera Mulher 2025 fortalece empreendedorismo feminino e mobiliza mais de mil participantes em Tefé

Evento promovido pelo Sebrae, Prefeitura de Tefé e UNIP reuniu mulheres e homens em dois dias de imersão prática, oficinas e feiras
Por Yasmim Negreiros
ASN AM Atualização
Compartilhe

O Sebrae realizou nos dias 1 e 2 de agosto a 4ª edição do Empodera Mulher, programa voltado ao fortalecimento de empreendedoras. O evento contou com a participação inédita de mais de 1 mil pessoas, entre mulheres e homens, que participaram ativamente de uma programação intensa com oficinas, feiras, rodas de negócio e capacitações. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Prefeitura Municipal de Tefé e a Universidade Paulista (UNIP), buscou impulsionar o protagonismo feminino por meio da qualificação e da conexão entre empreendedoras.

O gerente do Sebrae em Tefé, Manoel Medim, ressaltou o impacto positivo da 4ª edição do programa Empodera Mulher.

“O Empodera Mulher é muito mais que um evento, é um marco transformador na realidade das mulheres empreendedoras da Amazônia. Ao promover acesso ao conhecimento, criar redes de colaboração e gerar oportunidades reais de negócio, contribuímos diretamente para o fortalecimento da economia local e da autoestima das participantes. E neste ano, de forma inédita, tivemos uma adesão significativa de homens nas ações do Sebrae, demonstrando que o fortalecimento do empreendedorismo é uma pauta coletiva. O resultado foi um verdadeiro sucesso”.

A programação do Empodera Mulher 2025 começou na sexta-feira, 1º de agosto, com a abertura oficial realizada na UNIP Tefé, reunindo especialistas, empreendedoras da região e representantes das instituições realizadoras. Ao longo do primeiro dia, até às 22h, os participantes tiveram acesso a oficinas simultâneas, com foco em temas estratégicos e práticos para o fortalecimento dos negócios, como: Planejamento empresarial e gestão eficiente; Criação de artes digitais com Canva; Turismo Regional como Vetor de oportunidades; Linhas de crédito acessíveis via Afeam; Cuidados com a pele e serviços de saúde ofertados pela Semsa; além de Políticas públicas voltadas ao empreendedorismo feminino.

O sábado começou com a Feira das Empreendedoras Rurais, das 7h às 14h, na Praça Remanso do Boto, valorizando práticas ancestrais e inovação comunitária. À tarde, a Feira da Mulher Empreendedora ocupou o mesmo espaço das 16h às 22h com exposições e vendas.

Na UNIP, mulheres e homens participaram de oficinas como: Inglês Instrumental para Turismo; Maquiagem Profissional; Inteligência Artificial nos Negócios; Vendas Online; Liderança com Propósito; e Gestão Estratégica. Das 14h às 17h, uma rodada de negócios conectou empreendedoras a novas parcerias, com atendimentos jurídicos, financeiros e de saúde promovidos pela Semsa.

Cláudia Marreira

A empresária Cláudia Marreira, da Elohim Confecções, trouxe à tona os desafios enfrentados antes de conhecer o Sebrae.

“Antes do Sebrae, eu desconhecia completamente o sistema de gestão. Já havia quebrado seis vezes por não saber precificar ou organizar meu negócio. A partir da formalização, consegui acesso a crédito, estrutura adequada para minha loja e segurança financeira”.

Meire Jane Rodrigues Torres

Na mesma linha, Meire Jane Rodrigues Torres, da Meire Presentes e Cosméticos, também compartilhou sua jornada de construção e resiliência, inspirada por vínculos familiares e pelo suporte técnico da instituição.

“Minha mãe sempre trabalhou com vendas de cosméticos e foi minha principal inspiração. Com o apoio do Sebrae e da minha família, formalizei minha empresa e realizei o sonho de ter minha própria loja. Enfrentei dificuldades, sim, mas digo com firmeza: se você ama o que faz, persista. Vale a pena lutar pelo que acredita”.

-

Foto: Wellington Mamud / Sebrae Amazonas.
Contato para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM): [email protected] ou (92) 98639-1092 / Yasmim Negreiros (92) 98411-3039.

  • Amazonas
  • Cursos
  • Empodera Mulher 2025
  • Impacto
  • Sebrae Amazonas
  • Tefé