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Amazonas recebe Encontro do Plano Brasis 2025-2027 e fortalece estratégias de promoção turística internacional

Evento promovido por Embratur, Sebrae e Amazonastur alinha ações para posicionar o estado como destino global de experiências autênticas e sustentáveis
Por Yasmim Negreiros
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Com foco na internacionalização do turismo amazônico, Manaus sediou, na segunda-feira (04/08), o Encontro de Apresentação do Plano Brasis 2025–2027. A iniciativa é liderada pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM) e o Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).

Realizado no auditório senador João Bosco, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o evento reuniu autoridades públicas, empresários, lideranças regionais e representantes do setor turístico para debater estratégias de posicionamento do estado no mercado global. A proposta do plano é destacar o Amazonas como destino singular, autêntico e sustentável, valorizando sua biodiversidade, riqueza cultural e vocação para o turismo comunitário.

O Plano Brasis propõe ações adaptadas às realidades de cada estado e busca consolidar o turismo como motor de desenvolvimento socioeconômico, promovendo geração de renda, conservação ambiental e valorização das culturas locais. Segundo dados apresentados pela Embratur, o Brasil recebeu 6,77 milhões de turistas internacionais em 2024, um crescimento de 14,6% em relação ao ano anterior. Nos primeiros seis meses de 2025, o número já ultrapassou 5,3 milhões, representando um salto de 48%.

Durante o evento, o diretor de Marketing Internacional da Embratur, Bruno Reis, destacou que o plano é uma evolução do antigo Plano Aquarela, agora com abordagem regionalizada.

“O Estado do Amazonas tem, de fato, todo o diferencial competitivo necessário para podermos posicionar esse bioma tão importante. Quais são os principais produtos que estão hoje à disposição dos turistas internacionais. O nosso papel vai ser justamente de alinhar a cadeia produtiva hoje do Estado do Amazonas para poder levar essa mensagem de maneira organizada para fora”, ressaltou.

A atuação do Sebrae Amazonas foi amplamente reconhecida como essencial para preparar os pequenos negócios para o mercado internacional. A diretora-superintendente da instituição, Ananda Pessôa, reforçou o compromisso da entidade com o desenvolvimento do setor.

“O Sebrae atua nesse segmento há mais de 30 anos, e nos últimos cinco temos intensificado ações voltadas ao turismo de base. Já atendemos 150 pequenas empresas este ano, e uma mensuração parcial aponta aumento de faturamento entre 20% e 25%. Isso mostra que a união entre instituições é fundamental. Com gestão fortalecida, os empreendimentos superam desafios e se tornam mais competitivos”.

“O mercado internacional está interessado na Amazônia. Cabe a nós abraçarmos essa oportunidade e transformá-la em prosperidade. Com planejamento, cronograma e acompanhamento, teremos um Amazonas diferente em 2027”, disse Ananda.

O gestor de projetos de turismo do Sebrae Amazonas, Carlos Fábio, também enfatizou a relevância da parceria institucional.

“Pela primeira vez, o plano de ordenamento turístico do Brasil está sendo desdobrado nos estados, com construção colaborativa junto às 27 unidades da federação. Essa articulação entre Embratur, Sebrae Nacional e Sebrae Amazonas é fundamental para integrar o trade turístico e apresentar todo o potencial dessa cadeia produtiva, que é uma das mais importantes para a geração de renda e desenvolvimento econômico”.

“Hoje atendemos cerca de 150 empresas do setor, hotéis de selva, agências de receptivo, guias e operadores, que estão sendo qualificadas para atender às exigências do mercado internacional. O turismo exige mais que beleza natural: exige infraestrutura, serviços de qualidade e profissionais capacitados. O conforto mínimo é essencial, e ele começa por quem vive nas cidades”.

A diretora técnica do Sebrae Amazonas, Lamisse Cavalcanti, destacou o papel da instituição na construção do plano.

“Estamos felizes em receber Embratur, Sebrae Nacional e Amazonastur para desdobrar esse plano que trará mais visibilidade e turistas para a Amazônia”.

A diretora administrativa e financeira do Sebrae Amazonas, Adrianne Antony Gonçalves, também reforçou o papel da instituição.

“Nós somos parte do Plano Brasis, e a grande alegria do Amazonas é acreditar no futuro. Nossos municípios estão contemplados e têm potencial para se posicionar internacionalmente. O Sebrae capacita esse segmento há décadas, e é o turismo de base que vai transformar a Amazônia”.

Programação

A programação do evento foi dividida em dois momentos: pela manhã, uma reunião técnica entre as instituições parceiras; à tarde, a abertura institucional e as apresentações do plano, com metodologia participativa que incluiu escuta ativa e cocriação de estratégias.

O encontro faz parte de um roteiro nacional que passará pelas 27 unidades da federação, promovendo o alinhamento entre governos, setor privado e comunidades locais. Para o presidente da Amazonastur, Marcel Alexandre, o plano é uma ferramenta poderosa para impulsionar o setor.

“O governo federal está nos dando uma ferramenta maravilhosa, porque são dados pesquisados, são estatísticas muito importantes e é uma visão macro do que é o turismo e da relevância que o Amazonas já possui em caminhos que podem tornar melhor ainda e nós estamos abraçando todo o coração”.

Foto: Wellington Mamud / Sebrae Amazonas.
Contato para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM): [email protected] ou (92) 98639-1092 / Yasmim Negreiros (92) 98411-3039.

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