O Sebrae Amazonas realiza, nesta semana, a primeira edição do Empretec Rural na capital amazonense, reunindo 15 representantes de cooperativas de nove municípios. A capacitação, que está na metade de sua programação, marca o início da Jornada de Líderes Cooperativistas do Edição Ramo Agro, uma iniciativa estratégica voltada ao desenvolvimento de competências empreendedoras e ao fortalecimento das cooperativas rurais no estado.
A ação é fruto da parceria entre o Sebrae Amazonas e a Organização das Cooperativas Brasileiras no Amazonas (OCB-AM), e tem como objetivo preparar os líderes do campo para atuarem com mais estratégia, inovação e visão de futuro.
Segundo a coordenadora do curso no Sebrae Amazonas, Luana Diniz da Silva Montero, o Empretec Rural é apenas o começo de um processo mais amplo.
“Essa é a primeira etapa da Jornada de Líderes Cooperativistas do Agro. O Empretec Rural está capacitando os participantes para as próximas fases, preparando-os para empreender com mais competência e visão estratégica. A partir daqui, eles estarão prontos para aplicar esse conhecimento em suas cooperativas e comunidades”, destacou.
“Estamos realizando mais uma turma do Empretec, agora na versão rural. Essa etapa faz parte da Jornada Empreendedora das Cooperativas e representa um avanço importante. Os empresários que estão aqui sairão com mais preparo para replicar esse conhecimento em suas comunidades e cooperativas, gerando resultados positivos para o setor”, destacou Celso Oliveira, facilitador do curso.
Durante o seminário, os participantes têm vivenciado momentos de reflexão e aprendizado sobre comportamento empreendedor, planejamento, tomada de decisão e gestão de riscos.
O presidente da Cooperativa do Agronegócio Sustentável do Amazonas, Joel de Souza Rocha, ressaltou o impacto do Empretec na sua visão de gestão.
“O curso tem me feito repensar atitudes. Aprendi a projetar ações a longo prazo e percebi que já deveria ter começado há muito tempo. Esse aprendizado vai impactar diretamente minha atuação na cooperativa”.
Após o seminário, os participantes seguirão para a segunda fase da jornada, que envolve a identificação de produtos e necessidades técnicas das cooperativas. Com apoio do Sebraetec, serão elaboradas propostas de melhoria com base em fichas técnicas específicas.
O analista do Sebrae Amazonas, Erivan de Santos Oliveira, explicou como será esse processo.
“O Empretec Rural é uma grande oportunidade de aproximar o Sebrae das cooperativas da OCB Amazonas. A partir daqui, vamos identificar os produtos que esses líderes trabalham e mapear as necessidades de melhoria. O Sebraetec entra com soluções específicas para cada tipo de cooperativa, seja de piscicultura, agricultura familiar ou agroindústria. Nosso objetivo é levar serviços técnicos e certificações que ajudem esses produtores a acessarem mercados mais justos e adequados”.
Erivan também detalhou como funciona o programa Sebraetec.
“O produtor precisa estar formalizado, com carteira de produtor rural ou CAF. A partir disso, identificamos a necessidade e elaboramos um contrato em que o Sebraetec subsidia 70% do custo da consultoria, e o produtor entra com 30%. É uma forma eficiente de desenvolver soluções técnicas e fortalecer a atuação das cooperativas”, explicou.
Empretec Rural
O Empretec é um seminário intensivo desenvolvido pela ONU e aplicado no Brasil pelo Sebrae. A versão rural é voltada especialmente para empreendedores do campo, com foco em comportamento, estratégia e inovação. No Amazonas, já foi realizada uma turma, sendo esta a primeira na capital.
-
Foto: Wellington Mamud / Sebrae Amazonas.
Contato para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM): [email protected] ou (92) 98639-1092 / Yasmim Negreiros (92) 98411-3039.