Com recorde de público, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) realizaram, nesta terça-feira (20), o evento “BNDES Mais Perto de Você”. A iniciativa aconteceu na sede da própria Fieam, em Manaus, e teve como objetivo ampliar o acesso ao crédito para micro e pequenas empresas da região.
Ao todo, 1.055 pessoas, entre parceiros e clientes, realizaram suas inscrições para o evento, e aproximadamente 600 participaram da programação presencial, que contou com palestras, atendimentos individuais e consultorias especializadas.
Com programação voltada especialmente para microempresas e empresas de pequeno porte, o encontro buscou fortalecer a capacidade de gestão dos empreendedores e ampliar suas possibilidades de expansão. A proposta foi oferecer aos participantes um plano claro de financiamento, respaldado por conhecimento técnico e suporte especializado.

Durante o evento, o analista de negócios do Sebrae Amazonas, Evanildo Malcher Pantoja, destacou o papel do programa Acredita, desenvolvido em parceria com o governo federal.
“Trabalhamos com o que chamamos de crédito assistido. Oferecemos ao empreendedor uma consultoria em finanças para que ele possa se organizar e estruturar seu plano de negócio, facilitando o acesso ao crédito. Também apresentamos as fontes de financiamento disponíveis e o Fundo de Aval do Sebrae, que válida a operação quando o empreendedor não possui garantias”, explicou.
-
Evanildo também reforçou que o evento se alinha à proposta de desmistificar o acesso ao BNDES por pequenos negócios.
“Muitas pessoas acreditam que o BNDES é exclusivo para grandes empresas, mas isso não é verdade. O banco atua por meio de agentes credenciados, como Bradesco, Santander, Banco do Brasil, Basa, Caixa, Sicoob, Sicredi, entre outros, que estão presentes no Amazonas e podem ser procurados pelos empreendedores para acessar crédito”, salientou.

O chefe do departamento de relacionamento do BNDES, Arthur de Rezende, também participou do encontro e destacou o compromisso do banco com o desenvolvimento regional.
“O evento tem como objetivo ouvir e entender as demandas do empresariado local, seja micro, pequena, média ou grande empresa, e apresentar soluções de crédito e garantia que contribuam para o crescimento dos negócios”, disse.
Arthur ressaltou que o evento faz parte de uma jornada do BNDES rumo à COP30, que será realizada na Amazônia.
“Estamos visitando todos os estados da Amazônia Legal, levando nossas soluções aos empresários, promovendo escuta ativa e fomentando empreendimentos locais. Queremos que o BNDES esteja presente e atuante até novembro, quando culmina essa caminhada”, completou.
-

Representando o setor produtivo rural, Egídio Cassol, presidente de honra da Cooperativa de Aquicultores e Produtores Rurais do Careiro (Capruc), falou sobre a iniciativa.
“O homem do campo não quer nada de graça, quer condições para produzir. E isso significa crédito, investimento, garantia de comercialização e retorno. Com o apoio do BNDES, acreditamos que é possível transformar o agro na segunda maior matriz econômica do Amazonas, ao lado do polo industrial”.
Foto: Divulgação / Sebrae AM.
Contato para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM): [email protected] ou (92) 98639-1092 / Yasmim Negreiros (92) 98411-3039.