O Sebrae Amazonas, em parceria com a Associação Amazonense de Municípios (AAM), realiza nesta quinta-feira (13) o Transformar Juntos Amazonas, encontro que reúne prefeitos, secretários municipais, agentes de desenvolvimento e gestores públicos para discutir políticas de desenvolvimento e fortalecimento dos pequenos negócios nos municípios do estado. A programação segue durante a tarde, no Sesi, Clube do Trabalhador.
Após a abertura com a palestra “Criatividade e Coragem para Empreender no Setor Público”, ministrada por Durval Braga, o evento seguiu com o painel “Transformação nos Municípios com o Programa Cidade Empreendedora”, que trouxe exemplos de boas práticas implementadas em cidades como Novo Airão, Silves, Rio Preto da Eva e Fonte Boa. Os gestores apresentaram resultados das ações em andamento e destacaram o impacto das parcerias com o Sebrae na geração de emprego e renda.

O prefeito de Novo Airão, Otávio Farias, destacou durante o painel a importância da parceria com o Sebrae para o avanço de políticas voltadas ao desenvolvimento local.
“Participar do Transformar Juntos é uma oportunidade de compartilhar experiências e fortalecer parcerias. Em Novo Airão, o Programa Cidade Empreendedora tem feito diferença real, ajudando a gestão municipal a planejar com foco no desenvolvimento e na valorização dos pequenos negócios”, afirmou Otávio Farias.
Na sequência, o auditor técnico do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Marcondes Gil Nogueira, conduziu a palestra “Compras Públicas como Estratégia de Desenvolvimento Local”, destacando o papel dos municípios na ampliação da participação das micro e pequenas empresas nas licitações públicas.
“As compras públicas têm um potencial enorme de transformação econômica. Quando o município dá prioridade às micro e pequenas empresas locais, ele estimula o empreendedorismo, gera emprego e fortalece a economia do território”, explicou.
A programação da manhã também contou com a palestra “A Atuação dos Municípios na Simplificação do Processo de Registro Empresarial”, ministrada por Flávia Regina Brito, diretora nacional de Registro Empresarial e Integração do Ministério do Empreendedorismo, que reforçou a importância da presença do governo federal nesses ambientes de diálogo.
“Estar no Amazonas é fundamental para o governo federal compreender de perto os desafios e potencialidades dos municípios. A simplificação dos processos empresariais é uma ferramenta poderosa para fomentar o desenvolvimento e garantir que os pequenos negócios prosperem em todo o país”, comentou a diretora.

Para o gerente da Unidade de Empreendedorismo no Interior (UEI) do Sebrae Amazonas, Luan Menezes, o evento simboliza o compromisso coletivo com o desenvolvimento dos territórios.
“O Transformar Juntos só é possível quando todos os atores se unem em torno de um mesmo propósito: transformar realidades e promover desenvolvimento sustentável. Para o Sebrae, transformar é, de fato, juntos”, afirmou o gerente.
O evento segue durante a tarde com painéis sobre educação empreendedora, inovação, sustentabilidade e inclusão socioprodutiva.
-
Fotos: Hudson Barros e Welligton Mamud/SEBRAE-AM

