ASN AM
Compartilhe

Boa Vista do Ramos e Novo Airão recebem prêmio do Sebrae pela qualidade no atendimento a empreendedores

Ambos os municípios foram reconhecidos com o Prêmio Prata do Selo Sebrae de Referência em Atendimento
Por Thayssa Castro
ASN AM
Compartilhe

As Salas do Empreendedor dos municípios de Boa Vista do Ramos e Novo Airão foram reconhecidas com o Prêmio Prata do Selo Sebrae de Referência em Atendimento, uma certificação que destaca instituições parceiras que oferecem serviços de excelência aos micros e pequenos empreendedores. O reconhecimento reforça a importância desses espaços para o fortalecimento do ambiente de negócios nos municípios do interior do Amazonas.

A premiação é concedida pelo Sebrae com base em uma metodologia que avalia critérios e pilares relacionados à qualidade do atendimento, eficiência dos serviços, gestão, infraestrutura e satisfação dos clientes. As instituições são classificadas nas categorias Bronze, Prata e Ouro, em âmbito estadual, e Diamante, em nível nacional, de acordo com a pontuação alcançada.

As regras e os critérios são definidos em âmbito nacional pelo Sebrae. Os troféus referentes à premiação estadual do prêmio serão entregues durante o Encontro com os Agentes de Desenvolvimento, evento previsto para ocorrer no mês de março deste ano.

Em Novo Airão, a Sala do Empreendedor contabilizou 3.324 atendimentos totais, enquanto Boa Vista do Ramos registrou 653 atendimentos, em 2025, números que evidenciam a relevância dos espaços como porta de entrada para quem deseja empreender, formalizar ou fortalecer um pequeno negócio. Ambas as unidades conquistaram a certificação na categoria Prata.

Sala do Empreendedor de Novo Airão atendeu 3.324 empreendedores em 2025. Foto: divulgação

Para o gerente da Unidade de Empreendedorismo no Interior (UEI) do Sebrae-AM, Marcelo Souza, o reconhecimento simboliza o esforço conjunto entre Sebrae e prefeituras para garantir atendimento qualificado à população empreendedora.

“O Selo representa o compromisso das Salas do Empreendedor com a melhoria contínua dos serviços prestados e com o desenvolvimento econômico local. Quando uma sala é reconhecida, quem ganha é o empreendedor, que passa a contar com um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado”, explica.

As Salas do Empreendedor são espaços implantados a partir da parceria entre o Sebrae, as prefeituras municipais e outras instituições públicas e privadas, em conformidade com a Lei Complementar nº 123/2006. O modelo foi desenvolvido para simplificar o ambiente de negócios, aproximar os serviços do poder público dos empreendedores e oferecer orientação técnica, capacitações e acesso a soluções voltadas aos pequenos negócios.

Além de apoiar a formalização de Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), as salas contribuem diretamente para a geração de renda, fortalecimento da economia local e estímulo ao empreendedorismo nos municípios.

Somente em 2025, as Salas do Empreendedor do Amazonas realizaram 45.456. Atualmente, o Amazonas conta com 62 Salas do Empreendedor implantadas, sendo 59 em funcionamento, com a atuação de 114 Agentes de Desenvolvimento (ADs) nos municípios.

Contato para imprensa: Assessoria de Comunicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM): Thayssa Castro (92) 98828-3747 | [email protected]

  • Boa Vista do Ramos
  • Novo Airão
  • Sala do Empreendedor
  • Sebrae Amazonas
  • Selo Sebrae de Referência em Atendimento