ASN AM Atualização
Compartilhe

Anori oficializa Sala do Empreendedor e amplia rede do Sebrae no Amazonas

Com nova unidade, instituição se aproxima de estar presente em todo o estado; Itacoatiara é o único município ainda sem o espaço
Por Diogo Rocha
ASN AM Atualização
Compartilhe

Para quem empreende ou ainda está pensando em começar um negócio, ter orientação mais perto pode fazer diferença na hora de transformar uma ideia em oportunidade. É com essa perspectiva que Anori passa a integrar oficialmente a rede de Salas do Empreendedor. Nesta quarta-feira (2), a diretora superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Carvalho Normando Pessôa, e o vereador e presidente da Câmara Municipal de Anori, Elton Gonçalves Lima, assinaram o Termo de Cooperação Técnica para a implantação da unidade, em ato realizado na sede da instituição, no Centro de Manaus.

A futura Sala será inaugurada no dia 22 de setembro, em um prédio cedido pela Prefeitura de Anori, onde funcionava o Conselho Tutelar. O espaço vai atender microempreendedores individuais (MEIs), artesãos, trabalhadores da economia criativa e proprietários de micro e pequenas empresas, com serviços como orientação para abertura e regularização de negócios, formalização, capacitações e acesso a soluções do Sebrae e de instituições parceiras.

Diretora superintendente do Sebrae-AM, Ananda Carvalho, e presidente da Câmara de Anori, Elton Lima, durante assinatura do Termo de Cooperação Técnica para ativação da Sala do Empreendedor no município

A implantação é fruto da articulação entre o Poder Executivo Municipal, a Câmara e o Sebrae-AM. A Casa Legislativa participou das tratativas para viabilizar a entrada de Anori na rede. A unidade também estará vinculada à Secretaria Municipal da Juventude, fortalecendo iniciativas como o projeto Jovem Empreendedor.

Para a diretora superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Carvalho, a chegada de Anori representa mais um avanço na estratégia de descentralizar o atendimento e aproximar as oportunidades de quem empreende no interior.

“Hoje é um dia de muita alegria porque estamos formalizando a adesão de Anori, junto com a Prefeitura e a Câmara, a uma política pública que leva mais possibilidades de geração de renda, emprego e desenvolvimento. A Sala do Empreendedor é um braço de apoio do Sebrae no município e, por meio da formação dos servidores, queremos ampliar cada vez mais as oportunidades para quem deseja empreender”, afirmou.

Interiorização e expectativas

Com a inclusão de Anori, o Sebrae contabiliza 63 Salas do Empreendedor em 61 cidades do Amazonas. A meta da instituição é chegar aos 62 municípios até o fim deste ano. Itacoatiara é a única cidade do estado que ainda não possui uma unidade.

O modelo permite ampliar a presença do Sebrae sem a necessidade de manter equipes próprias em cada cidade. Os atendimentos ficam sob responsabilidade de servidores indicados pela gestão local e capacitados como Agentes de Desenvolvimento (ADs), que fazem a ponte entre os empreendedores, o poder público e a instituição. Em Anori, dois agentes serão designados pela Prefeitura e receberão formação e acompanhamento do Sebrae.

Na Sala do Empreendedor, os serviços prestados também envolvem orientação para acesso a crédito, por meio de parcerias institucionais como da Afeam, cursos, mentorias e outras ações voltadas à melhoria da gestão. Para isso, a estrutura da unidade em Anori contará com equipamentos doados pelo Sebrae-AM, como um computador e monitor, para a execução dos trabalhos dos ADs.

Cidade de Anori vai inaugurar no dia 22 de setembro a unidade para atendimento aos empreendedores locais

Acompanhado no Sebrae, em Manaus, dos vereadores da Câmara Municipal de Anori [Luiz Carlos, Vander Matos, João Tomé e Josely Moraes], o presidente da Casa Legislativa afirmou que a Sala do Empreendedor chega em um momento crucial. De acordo com o parlamentar, a cidade está em expansão das atividades econômicas e de construção de novas políticas públicas.

“Anori já tem muitas empresas, mas algumas precisam de apoio para continuar avançando e outras necessitam de orientação para voltar à atividade. A Sala chega justamente para oferecer esse suporte e, ao mesmo tempo, fortalecer projetos que estamos construindo, como as ações da Secretaria da Juventude e o Jovem Empreendedor”, reforçou o vereador Elton Lima.

Conforme o secretário municipal da Juventude de Anori, Fábio Rodrigues Bastos, a estrutura também deverá contribuir para impulsionar pequenos negócios e atividades que movimentam a economia local. Fontes de renda importantes do município vêm de empreendimentos ligados ao cultivo e processamento de açaí e frutas tropicais.

E segundo dados da Receita Federal compilados pelo Sebrae Amazonas até o dia 2 de setembro deste ano, o município de Anori possui 601 empresas cadastradas. Desse total, 429 estão ativas e em operação regular, com destaque para os setores de comércio (271 empresas) e serviços (108 empresas). Por outro lado, 167 negócios estão inaptos e 5 suspensos — duas situações críticas que a Sala do Empreendedor poderá ajudar a regularizar.

Rede em números

As Salas do Empreendedor funcionam como pontos de atendimento para quem busca informações, serviços e orientação para empreender. Em 2025, as unidades da rede no Amazonas registraram 45.206 atendimentos, alcançando 12.338 empresários. No primeiro semestre de 2026, foram 22.145 atendimentos, sendo 6.617 destinados a pequenos negócios formais.

Atualmente, 131 Agentes de Desenvolvimento atuam na rede, conectando os municípios às soluções oferecidas pelo Sebrae. A estratégia busca fazer com que o empreendedor tenha acesso a serviços essenciais sem precisar se deslocar para os grandes centros, fortalecendo os negócios e movimentando a economia nas próprias cidades.

  • Anori
  • Câmara Municipal
  • Prefeitura Municipal
  • Sala do Empreendedor
  • Sebrae Amazonas
  • Termo de Cooperação Técnica