Neste fim de semana, a Leiteria Macurany e a Queijaria D’Lourdes, com apoio do Sebrae Amazonas, receberam durante a 7ª edição do Prêmio Queijo Brasil que ocorreu entre os dias 11 e 14 de julho, importantes prêmios do concurso nacional que todos os anos avalia a produção das agroindústrias do país. Ambos estão entre os melhores queijos do país e conquistaram juntos, 8 medalhas de ouro, 2 de prata e 1 de bronze.
A 7ª Edição do Prêmio Queijo Brasil bateu recorde de inscrições. Ao todo, foram 1542 queijos artesanais brasileiros inscritos de diferentes estados, em mais de 266 cidades. É a maior amostragem da história da competição, que chega a sua sétima edição em 2024.
Todos os empreendimentos passaram por uma avaliação criteriosa dos queijos, realizada pelo time técnico da programação do Prêmio Queijo Brasil. E para representar o Amazonas, a Queijaria D’Lourdes, além de ter sido eleita a melhor queijaria do estado, alcançou ouro pelo menos 3 vezes durante o evento. Foram eles: Ricota de búfala (ouro), Coalho de Búfala (ouro), Coalho com Castanha (ouro) e Coalho com Tucumã (prata).
A equipe representada por Arleane Figueiredo agradeceu o apoio do Sebrae nas redes sociais e demonstrou gratidão pela constribuição da instituição no negócio da família. “Estamos extremamente orgulhosos e felizes por ver nosso trabalho recompensado. Representar Novo Céu – Autazes e o Amazonas nesse concurso nacional é uma honra indescritível. Continuamos dedicados a aperfeiçoar nossos produtos e oferecer sempre a melhor qualidade para vocês,” disse.
Com mais de 70 expositores, os visitantes puderam degustar cervejas, vinhos e outros produtos artesanais. Durante a mostra, a qualidade dos produtos da Leiteria Macurany também foi reconhecida em âmbitos nacional e internacional. O empreendimento recebeu ouro no Queijo de manteiga, Queijo frescal do Amazonas, na Manteiga pastosa e na Manteiga de garrafa. A Leiteria também garantiu o segundo lugar com o Queijo autoral e o terceiro lugar com o Queijo coalho.
/>
Para proprietário da Macurany, Isandrey Azêdo, prêmios como esses reforçam a potência do Amazonas na produção de queijo: “Isso coloca o Amazonas no cenário nacional de produtores de queijo, mostrando ao Brasil que nossa região também é capaz de produzir queijos de alta qualidade. Além de evidenciar o trabalho dos nossos produtores, que atuam tanto de maneira tradicional quanto com tecnologias avançadas”, finaliza.
Isandrey também destacou a importância dos selos de qualidade obtidos pela Leiteria em parceria com o Sebrae Amazonas. Ele enfatizou que a empresa possui o selo municipal, conhecido como Serviço de Inspeção Municipal (SIM), e o Selo Arte, que certifica a produção artesanal, permitindo a comercialização em todo o Brasil.
Os planos de expansão também estão em andamento e o empresário pretende abrir uma loja própria em Parintins e manter um espaço em uma feira no centro de Manaus. Ele ressaltou o apoio do Sebrae-AM para o crescimento da leiteria, devido ao incentivo na participação das principais feiras e concursos do Brasil.