Conhecido por seu conjunto de arquipélagos e como um dos destinos de ecoturismo mais procurados do estado, Barcelos (401 km de Manaus) é o primeiro município a assinar o termo de adesão ao Programa Cidade Empreendedora do SEBRAE Amazonas para 2025. A iniciativa busca promover o desenvolvimento socioeconômico dos territórios por meio do fortalecimento do empreendedorismo, apoio aos pequenos negócios e melhorias na gestão pública. A assinatura ocorreu na última quarta-feira (20).
A formalização do termo é uma das etapas iniciais para a implementação do programa no município. A partir desse marco, a equipe técnica do SEBRAE-AM, em parceria com as secretarias municipais, realiza um mapeamento das demandas locais e elabora um plano de trabalho para a execução do projeto.
Para o prefeito Radson Alves, a adesão ao programa é um marco importante para Barcelos.
“A expectativa é a melhor possível, tendo em vista que o SEBRAE já buscava essa parceria com o município há pelo menos três anos. A partir de 2025, poderemos implementar o Cidade Empreendedora em Barcelos, capacitando nossos funcionários, empreendedores, cidadãos e ainda a gestão pública. Nosso objetivo é trazer melhorias, gerar emprego e renda, e cumprir nossa missão de proporcionar o melhor para a população de Barcelos”, explica o prefeito.
Adesão a Cidade Empreendedora – O edital para adesão ao Programa Cidade Empreendedora 2025 está disponível de 20 de novembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025. Municípios interessados podem obter acessar ao edital de chamamento público pelo site pelo site https://cidadeempreendedoraam.com.br/.
Nos ciclos de 2023 e 2024, o programa já beneficiou 12 municípios por meio de mais de 1.000 ações, impactando diretamente cerca de 12 mil pessoas. Os municípios atendidos foram São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Alvarães, Manaquiri, Coari, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Ipixuna, Envira e Beruri.