Voltado para o desenvolvimento social, econômico e sustentável do município, a Prefeitura de Beruri, em parceria com o SEBRAE Amazonas, irá executar o Cidade Empreendedora. Na última quinta-feira (30), o prefeito Emerson Mello assinou o termo de interesse para executar o programa no ciclo de 2025 e 2026.
O programa atuou no ciclo de 2024 no município, impactando mais de 1.400 pessoas, sendo 160 servidores públicos capacitados por meio de 54 ações voltadas para gestão e liderança, oratória, práticas administrativas, redação de documentos oficiais, informática básica e avançada, design gráfico, fotografia e marketing digital.
Além disso, foram iniciadas as primeiras etapas de implementação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e do fortalecimento da Sala do Empreendedor, além da capacitação de mais de 700 alunos e professores com ações de Educação Empreendedora. O município também recebeu cursos sobre beneficiamento do pescado, criação de peixes em tanques, boas práticas na fabricação da farinha de mandioca, segurança alimentar, hortas caseiras, associativismo e cooperativismo.
O Cidade Empreendedora executou em Beruri eixos estratégicos como Gestão Municipal, Desburocratização, Sala do Empreendedor, Empreendedorismo na Escola, Inclusão Produtiva e Marketing Territorial e Setores Econômicos.
Com o Cidade Empreendedora, a expectativa do prefeito Emerson Mello é impulsionar o desenvolvimento local.
“O Cidade Empreendedora vai transformar a realidade do nosso município, qualificando e fortalecendo os pequenos negócios. A adesão ao novo ciclo reafirma nosso compromisso com o crescimento econômico sustentável de Beruri, garantindo mais oportunidades para nossa população”, explica o prefeito.
Após a assinatura, o corpo técnico do SEBRAE-AM realizará uma oficina presencial de mapeamento de demandas para elaborar um plano de ação específico para o município.
Cidade Empreendedora – O programa Cidade Empreendedora conecta a gestão pública aos pequenos negócios com o objetivo de promover o crescimento econômico local. Em 2024, o programa impactou mais de 9 mil pessoas em oito municípios do Amazonas, com a realização de mais de 500 ações.
Com 10 eixos estratégicos, o programa está alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), promovendo soluções integradas e duradouras. Entre os principais eixos estão: Gestão e Políticas Públicas, Inclusão Socioprodutiva, Resiliência Climática e Sustentabilidade, e Empreendedorismo na Escola.
Os municípios interessados ainda podem aderir ao programa. O edital de adesão está aberto até 31 de janeiro de 2025 e pode ser acessado no site cidadeempreendedoraam.com.br.