ASN AM Atualização
Compartilhe

Carauari lança o Programa Cidade Empreendedora

Iniciativa prevê a execução de 41 ações ao longo de 15 meses
Por Thayssa Castro
ASN AM Atualização
Compartilhe

Com uma população de 28.742 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, Censo 2022), e 4,1 mil pequenos negócios, conforme o DataSebrae (2023), Carauari agora integra o Programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa que tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento local a partir do fortalecimento da identidade do território, apoiando setores estratégicos, pequenos negócios e a gestão pública municipal. O programa é executado pelo Sebrae Amazonas, em parceria com a Prefeitura de Carauari.

Para apresentar oficialmente o programa e suas primeiras ações, o prefeito José Airton Siqueira, acompanhado de representantes das secretarias municipais e da equipe técnica do Sebrae-AM, realizou o lançamento do Cidade Empreendedora na última terça-feira (28), no auditório municipal. A solenidade marcou o início das atividades do programa no município, que já começou a desenvolver ações previstas em seu plano de trabalho.

Durante o evento, o prefeito destacou a importância da parceria com o Sebrae-AM para o fortalecimento da economia local e a geração de oportunidades.

“Essa é uma grande oportunidade de capacitar e profissionalizar a nossa população. Muitas pessoas ativas no mercado de trabalho ainda não tiveram a chance de se qualificar ou de empreender, e o Cidade Empreendedora vem justamente para abrir essas portas. Apostamos nessa parceria com o Sebrae para oferecer novas perspectivas aos nossos jovens, adultos e também aos idosos empreendedores, contribuindo para um futuro melhor e mais produtivo para Carauari”, afirmou o prefeito.

Prefeito, representantes das secretarias municipais e equipe técnica do Sebrae-AM apresentaram o Cidade Empreendedora. Foto: Prefeitura de Carauari

O plano de ação do programa foi construído de forma colaborativa entre o Sebrae-AM e a gestão municipal, identificando os principais desafios e oportunidades do território. Ao todo, 41 ações serão executadas ao longo de 15 meses, com foco na formação empreendedora, melhoria do ambiente de negócios e fortalecimento das cadeias produtivas locais. A expectativa é impactar mais de mil pessoas diretamente, entre empreendedores, produtores rurais e servidores municipais.

Entre os empreendedores que veem no programa uma oportunidade de crescimento está Nilson Gomes da Costa, proprietário de uma loja de variedades. Atuando desde 2015, Nilson conta que o início do negócio foi marcado por desafios, mas que o apoio do Sebrae-AM tem sido fundamental para o fortalecimento de sua empresa ao longo dos anos.

“No começo, enfrentei muitas dificuldades, mas depois que conheci o Sebrae e comecei a participar dos cursos e treinamentos, além de conseguir pleitear financiamento junto a AFEAM, minha empresa cresceu bastante. Sou muito grato por essa parceria, que vem ajudando não só o meu negócio, mas também o desenvolvimento de Carauari”, contou o empreendedor.

Empreendedor, Nilson, teve apoio do Sebrae-AM e atua desde 2015 no município. Foto: Prefeitura de Carauari

Com a chegada do Programa Cidade Empreendedora, Nilson acredita que novas oportunidades serão criadas para quem deseja empreender no município.

“Tenho certeza de que esse programa vai trazer muitos benefícios para Carauari. Vai despertar o sentimento de empreendedorismo em outras pessoas e gerar emprego e renda para a nossa cidade. É uma parceria importante entre o Sebrae e a Prefeitura, que vem para somar na capacitação, no acesso a recursos e na formação de novos empreendedores”, completou.

Cidade Empreendedora em Carauari

O programa está sendo executado com base em cinco eixos estratégicos: Gestão e Políticas Públicas, Simplificação, Compras Públicas e Acesso ao Crédito, Inclusão Socioprodutiva e Identidade, Vocações e Mercado. A iniciativa é alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), fortalecendo a agenda de crescimento econômico com inclusão social e respeito à cultura local.

Solenidade de apresentação do programa no município aconteceu na última terça-feira (28). Foto: Prefeitura de Carauari.

O gestor do projeto de Atendimento Territorial do Juruá do Sebrae-AM, Leonardo Almeida, acredita que o programa chega para consolidar um novo ciclo de desenvolvimento sustentável no município.

“O Cidade Empreendedora vai conectar a gestão pública e os empreendedores locais em um mesmo propósito: transformar o potencial de Carauari em resultados concretos para a população. A partir desse diagnóstico e do plano de ação construído em conjunto, vamos desenvolver atividades que fortalecem o empreendedorismo e ampliam as oportunidades de geração de renda nas comunidades urbanas e rurais”, disse.

Entre as ações previstas estão capacitações e oficinas práticas, como: operador de escavadeira e máquinas pesadas, REDESIM Conectada em parceria com a JUCEA, Lei de Liberdade Econômica, Compras Governamentais, Oficina de Marchetaria, Adubação em Frutíferas, Avicultura, Boas Práticas na Fabricação de Farinha e Derivados, Corte e Costura Básico, Barbeiro Básico, e Filetagem e Retirada de Espinhas de Pescado, entre outras.

  • Carauari
  • Cidade Empreendedora
  • Sebrae Amazonas