ASN AM Atualização
Compartilhe

Cidade Empreendedora encerra ciclo em Coari com acordo de pesca e manejo do pirarucu

O programa promoveu ações que impactaram mais de 2.830 empreendedores no município
Por Thayssa Castro
ASN AM Atualização
Compartilhe

Com o intuito de desenvolver os negócios locais e economia sustentável, o Programa Cidade Empreendedora atuou nos ciclos de 2023 e 2024 no município de Coari. O programa foi executado pela Prefeitura Municipal em parceria com o SEBRAE Amazonas. A ação de encerramento do ciclo do programa foi a elaboração do acordo de pesca da comunidade Santa Maria do Poção, cujo processo será protocolado junto ao Governo do Estado.

O acordo de pesca foi realizado em três etapas, em 4 meses de trabalho, onde foram executadas capacitações, oficinas e a criação do comitê do acordo de pesca, que é responsável pelo acompanhamento do processo para o reconhecimento da atividade junto aos órgãos responsáveis.

Além disso, foram capacitados 24 manejadores de pirarucu com o curso de Metodologia de Contagem de Pirarucu, promovido em parceria com o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) de Coari, a Secretaria de Meio Ambiente de Coari e a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror). A iniciativa combinou aulas teóricas sobre bioecologia e práticas no lago Campininha, capacitando pescadores e pescadoras na contagem dos estoques da espécie, etapa essencial para o manejo sustentável.

Acordo de pesca e capacitação para manejadores de pirarucu foram realizadas. Foto: divulgação

Desde que Coari aderiu ao programa, em julho de 2023, o Cidade Empreendedora promoveu ações que impactaram mais de 2.830 empreendedores. Entre as iniciativas realizadas estão: Visita técnica à Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte), em Pernambuco; Organização da 3ª Feira Agroambiental e de Empreendedores de Coari; Implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM); Realização do I Workshop Cadeias Produtivas de Cacau no Amazonas; Capacitação de 150 mulheres no workshop ‘Viva Mulher’; Elaboração do Plano de Ordenamento Turístico do município; Oficinas de ordenamento pesqueiro, incluindo a criação do Comitê do Acordo de Pesca para regulamentação da pesca na comunidade do Poção.

O programa teve como foco o fortalecimento da economia local por meio de capacitações, planejamento estratégico e estímulo à sustentabilidade. Para a chefe da unidade do SEBRAE Coari, Alzinete Sobrinho, o plano de ação de trabalho foi executado direcionado para transformar o município em uma Cidade Empreendedora.

“A atuação do programa em Coari foi decisiva para o desenvolvimento sustentável dos negócios locais, promovendo emprego, renda e transformações sociais e econômicas no município”, afirma Sobrinho.

Adesão ao Cidade Empreendedora – O edital para adesão ao Programa Cidade Empreendedora 2025 está disponível de 20 de novembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025. Municípios interessados podem obter acessar ao edital de chamamento público pelo site pelo site https://cidadeempreendedoraam.com.br/.

  • Amazonas
  • Cidade Empreendedora
  • Coari