O município de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus) avança na execução do Programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae Amazonas, em parceria com a Prefeitura local, que atua de forma integrada para fortalecer o ambiente de negócios, fomentar o empreendedorismo e promover o desenvolvimento socioeconômico do município.
Em 2025 o programa já executou 22 ações, além de uma consultoria em andamento, alcançando aproximadamente 1.100 pessoas entre servidores públicos, empreendedores, potenciais empreendedores, jovens, estudantes, professores e agricultores familiares. As ações realizadas concentram-se, principalmente, em capacitações voltadas às vocações locais, com cursos nas áreas de turismo, gastronomia, esporte, agricultura familiar, comunicação e inclusão socioprodutiva.
Entre os destaques estão formações como Cozinha Amazônica, Boas Práticas para Serviços de Alimentação, Formação em Garçom e Camareira, Educação Empreendedora: Profissões do Futuro, além de capacitações em arbitragem esportiva e ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar.
De acordo com o prefeito Radson Alves, a parceria com o Sebrae demonstra o alinhamento das ações às reais necessidades do território.
“As ações realizadas dialogam diretamente com as vocações locais, como o turismo, a gastronomia, o esporte e a agricultura familiar, além de preparar servidores e empreendedores para uma gestão mais eficiente e sustentável. O impacto alcançado até o momento reforça que estamos no caminho certo para promover desenvolvimento com inclusão”, disse o prefeito.
Atualmente, o programa também está executando a consultoria para fortalecer a gestão da Indicação Geográfica Rio Negro, voltada aos peixes ornamentais, que busca melhorar a governança, superar entraves burocráticos e ampliar o uso dessa estratégia como diferencial competitivo para o território.
Ao todo, o Cidade Empreendedora prevê 111 ações para o município, que serão executadas até o final de 2026 e são distribuídas em sete eixos estratégicos: Identidade, Vocações e Mercado; Gestão e Políticas Públicas; Inclusão Socioprodutiva; Empreendedorismo nas Escolas; Lideranças Locais e Governança; Resiliência Climática e Sustentabilidade; e Compras Públicas e Acesso ao Crédito.

