ASN AM
Compartilhe

Cidade Empreendedora inicia primeiras ações em Maués com foco na bioeconomia

Município executará programa no ciclo de 2025 e 2026
Por Thayssa Castro
ASN AM
Compartilhe

O município de Maués começou a receber as primeiras ações do Programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae Amazonas em parceria com a Prefeitura Municipal. O lançamento oficial está previsto para o dia 19 de agosto, mas as atividades já estão em andamento, conduzidas pela Unidade de Empreendedorismo no Interior (UEI) e pelo setor de Bioeconomia do Sebrae-AM.

Entre as primeiras iniciativas está a elaboração do Projeto de Implementação da Incubadora de Bioeconomia e a criação de um Plano de Negócios voltado para o desenvolvimento sustentável da região. Uma reunião técnica foi realizada para apresentar o conceito, as potencialidades e a metodologia para implantação da incubadora, reunindo gestores municipais, secretários, assessores, empresários e representantes do Sebrae.

A proposta da incubadora busca fomentar o empreendedorismo e a inovação, apoiando micro e pequenas empresas e cooperativas que atuam na cadeia da sociobiodiversidade. O projeto pretende aproveitar a rica biodiversidade de Maués e o conhecimento tradicional das comunidades locais para impulsionar negócios inovadores e sustentáveis, incorporando práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e princípios ESG.

Para a prefeita, Macelly Veras, a atuação do programa expandirá os potenciais socioeconômicos do município, não apenas fortalecendo a bioeconomia, mas a inclusão produtiva e melhoria da gestão pública.

“O Cidade Empreendedora atuará em diversas frentes dentro do município e isso ajudará no desenvolvimento de Maués. Com as nossas vocações sustentáveis vamos fortalecer os pequenos negócios, capacitar nossa população e assim gerar mais emprego e renda”, explica Veras.

De acordo com Luane Pedreno, chefe do Escritório Regional de Parintins, a implantação da incubadora representa um marco para o município.

“Maués tem uma vocação natural para a bioeconomia e reúne ativos únicos, como a biodiversidade e o conhecimento tradicional. O Cidade Empreendedora chega para estruturar um ambiente favorável aos negócios e ajudar a transformar esse potencial em geração de renda, inovação e desenvolvimento sustentável para a população”, afirmou.

O projeto segue a Metodologia do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), utilizada para aprimorar os resultados de ambientes de inovação como incubadoras, pré-incubadoras, aceleradoras e hubs.

  • Cidade Empreendedora
  • Maués
  • Sebrae Amazonas