
Bonecaria da Amazônia, Estúdio Buriti e Turista Manauara foram os três empreendimentos vencedores da premiação do Impulso Cultural, anunciada na sexta-feira (12/12), durante o evento de encerramento realizado no Impact Hub Manaus. A cerimônia reuniu empreendedores de 10 municípios e marcou a conclusão de um projeto voltado ao fortalecimento da economia criativa no Amazonas.
O programa, idealizado pela Atrela Agência Cultural, alcançou mais de 500 participantes, oferecendo formação em empreendedorismo e economia criativa. Realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura – Programa Rouanet Norte, contou com patrocínio do Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios, além do apoio do Sebrae Amazonas e do Ministério da Cultura.
Cada um dos três empreendimentos recebeu R$ 10 mil em reconhecimento ao impacto social, cultural e ao potencial de crescimento de seus negócios. Ao todo, dez finalistas disputaram o prêmio, avaliados por critérios como relevância, criatividade, viabilidade e contribuição para o desenvolvimento das economias locais.

“Foi um projeto que levou formação empreendedora e criativa. Os negócios premiados são reconhecimento de trabalhos que podem ser impulsionados dentro desse cenário tão fértil que é o da economia criativa em nosso estado”, disse Beatriz Domingues, gestora da Atrela Agência Cultural e idealizadora do projeto.
A Bonecaria da Amazônia, que produz bonecas de pano inspiradas na região e já comercializou mais de mil unidades no Brasil e no exterior, foi representada por sua CEO, Vanda Amaral.
“É a realização de um sonho. Não só pelo valor, mas também por estar representando o grupo de empreendedoras em bonecaria de pano. Quando falo em inovação, falo da representatividade da mulher amazônica. Isso não tem preço”, destacou.
Também premiado, o Turista Manauara atua desde 2016 com walking tours pelo centro histórico de Manaus, apresentando a história da cidade por meio de caminhadas guiadas. Para Júlio Sales, CEO do empreendimento, o reconhecimento fortalece a continuidade do projeto.
“Estou muito feliz de ter recebido esse prêmio. Com certeza vai me ajudar bastante a continuar meu trabalho”, disse.
Representando o interior do estado, o Estúdio Buriti Artes e Quadrinhos, de Parintins, também integrou o grupo de vencedores. Rafaela Pimentel, representante do estúdio, ressaltou o impacto simbólico da premiação.
“Isso nos impulsiona mais culturalmente e artisticamente. A gente fica muito feliz de participar de um projeto tão especial, que já fica no coração dos empreendedores criativos. Parintins está na cena sendo representada pelo Estúdio Buriti”, afirmou.
-
Fotos: Divulgação / Sebrae Am.
Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM): [email protected] ou (92) 8639-1092 / Yasmim Negreiros (92) 98411-3039.

