Para impulsionar as vocações sociais e econômicas de Juruá, o Sebrae Amazonas, em parceria com a Prefeitura Municipal, iniciou nesta quarta-feira (13) a elaboração do plano de trabalho do Programa Cidade Empreendedora, que será executado no ciclo de 2025 e 2026. A primeira etapa foi marcada pela oficina de mapeamento de demandas e soluções, realizada no município.
O encontro contou com a presença do Prefeito Ilque Cunha, além dos representantes das secretarias de Esportes e Lazer, Educação, Obras, Assistência social, Produção, Comunicação, Gabinete do Prefeito, Cultura, Saúde, Meio Ambiente, Sala do Empreendedor, entre outras pastas estratégicas, além da equipe técnica do Sebrae-AM.
A oficina utilizou a metodologia de escuta ativa, permitindo que os gestores municipais apresentassem as principais necessidades e potenciais locais. As informações levantadas servirão de base para a construção de um plano de atuação alinhado à realidade de Juruá.
O analista técnico do Escritório Regional do Sebrae em Tefé, Alexandre Araújo, ressaltou que o momento marca o início de um ciclo estratégico para o desenvolvimento local.
“Essa é uma etapa fundamental para que possamos entender, junto com a Prefeitura e as lideranças locais, quais são as necessidades e as potencialidades do município. A partir desse diagnóstico, conseguiremos construir soluções sob medida, capazes de gerar impacto positivo e sustentável para a economia e para a qualidade de vida da população de Juruá.”
O prefeito Ilque Cunha de Lima reforçou a importância da parceria.
“A parceria entre a Prefeitura e o Sebrae, por meio do programa Cidade Empreendedora, tem como principal objetivo criar um ambiente de oportunidades e estímulo à economia local, transformando Juruá em um potencial centro de desenvolvimento econômico. Com ações específicas voltadas para a realidade do município, o programa oferece soluções para a população, apoio direto aos negócios locais, ferramentas que fortalecem a gestão pública e estratégias para impulsionar o empreendedorismo. ”