ASN AM
Compartilhe

Município de Maués assina adesão ao ciclo de 2025 do Cidade Empreendedora

Maués é o sexto município a confirmar interesse em participar do programa
Por Thayssa Castro
ASN AM
Compartilhe

Com o objetivo de acelerar o desenvolvimento econômico e social, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, assinou na quarta-feira (27) o termo de interesse para a adesão ao Programa Cidade Empreendedora do ciclo de 2025, do SEBRAE Amazonas. O município, localizado a 267 km de Manaus, é conhecido como a “terra do guaraná” e possui uma economia fortemente baseada na produção dessa cultura, com cerca de 300 toneladas produzidas anualmente.

Maués, com uma população de 61.204 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2022), tem sua origem na língua Tupi. Seu nome, que significa “curioso e inteligente”, também é utilizado para identificar a nação indígena que habitava a região, podendo ser interpretado como “papagaio falante ou inteligente”. O guaraná de Maués também é reconhecido como Indicação Geográfica pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Para a prefeita Macelly Veras, a parceria com o SEBRAE é uma ferramenta que vai promover o desenvolvimento local.

“O Cidade Empreendedora é uma oportunidade única para Maués avançar em inovação, gestão pública eficiente e empreendedorismo sustentável. Nossa economia, tradicionalmente ligada ao guaraná, pode se beneficiar ainda mais com estratégias bem estruturadas que fortaleçam nossa identidade e gerem novas oportunidades para a população. Estamos prontos para trabalhar juntos e construir um futuro ainda mais promissor para nosso município”, explica Veras

O programa – Estruturado em 10 eixos estratégicos, o Cidade Empreendedora é alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Seu foco é promover avanços em diversas áreas, como políticas públicas, inclusão socioprodutiva, educação empreendedora e sustentabilidade.

Entre os eixos estão: Gestão e Políticas Públicas; Lideranças Locais e Governança; Simplificação; Sala do Empreendedor; Compras Públicas e Acesso ao Crédito; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Socioprodutiva; Identidade, Vocações e Mercado; Inovação; e Resiliência Climática e Sustentabilidade.

Após a assinatura do termo, o programa será implementado de forma colaborativa, com o corpo técnico do SEBRAE trabalhando em conjunto com as secretarias municipais para mapear as demandas locais e elaborar um plano de trabalho personalizado, alinhado às características e necessidades de Maués.

Adesão ao Cidade Empreendedora – O edital para adesão ao ciclo 2025 do programa está aberto de 20 de novembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025. Municípios interessados podem acessar o edital de chamamento público por meio do site: https://cidadeempreendedoraam.com.br.

  • Amazonas
  • Cidade Empreendedora 2025
  • Maués