ASN AM
Compartilhe

Nova Olinda do Norte é Cidade Empreendedora

Lançamento oficial do programa aconteceu na última sexta-feira (15); município executará o programa no ciclo de 2025 e 2026
Por Thayssa Castro
ASN AM
Compartilhe

-

-

Do comércio local às comunidades ribeirinhas, de quem sonha em abrir um negócio a quem já empreende todos os dias: Nova Olinda do Norte vai sentir de perto as mudanças do Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae Amazonas em parceria com a Prefeitura Municipal. O programa chega para impulsionar a economia e criar oportunidades que transformam a vida das pessoas.

O lançamento oficial aconteceu na última sexta-feira (15), no auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no núcleo de ensino superior do município, localizado na rua Projetada, S/N, bairro Vale do Sol II.

O programa prevê o início de um ciclo de 16 meses de trabalho, com a execução de 85 ações estratégicas, voltadas à inovação, inclusão produtiva e capacitação de empreendedores locais.

O artesanato em madeira é uma das expressões culturais da comunidade Uruçaganca, em Nova Olinda do Norte. Muitos artesãos começaram suas produções de forma simples, inspirados pela vivência amazônica e pela vontade de transformar a matéria-prima local em peças únicas. Esse é o caso do artesão Algenei Pinheiro Freire, que aprendeu ainda jovem a confeccionar barquinhos de madeira e, ao longo dos anos, foi aperfeiçoando sua técnica. Hoje, ele produz utensílios, peças decorativas e esculturas que retratam a fauna e a vida amazônica, mas ainda enfrenta desafios para comercializar e expandir seu trabalho.

Artesão Algenei confecciona peças inspirados na fauna e flora amazônica. Foto: Welligton Mamud/SEBRAE-AM

“Eu acredito que o Cidade Empreendedora vai evoluir Nova Olinda do Norte. Vai ser muito bom, porque expande mais pra fora o nosso trabalho, a gente fica mais bem visto. Às vezes dá desânimo quando a gente faz um trabalho e ele não é bem visto no mercado, mas com capacitação e estudo a gente pode avançar mais na tecnologia do artesanato. Eu nunca fiz curso, faço tudo da minha própria cabeça, mas se vier capacitação é muito bem-vinda. Acho que vai ajudar bastante não só a mim, mas todos os artesãos e pequenos empreendedores daqui.”

Para a empreendedora Gessica Cruz de Sá, dona de um empreendimento de variedades, a chegada do programa representa novas oportunidades de crescimento.

Empreendedora Géssica acredita que o programa vai beneficiar os pequenos negócios locais. Foto: Welligton Mamud/SEBRAE-AM

“Eu já participei de treinamentos do Sebrae, e sempre estou em contato com a instituição, seja por e-mail ou presencialmente com os consultores, recebendo dicas e orientações para melhorar meu negócio. Tenho certeza de que, com o Cidade Empreendedora chegando a Nova Olinda, esses cursos e capacitações vão ajudar não somente a mim e à minha empresa, mas a todos os empreendedores da cidade”, explica.

A prefeita Araci Cunha acredita que a execução do Cidade Empreendedora no município vai gerar empregos, renda e desenvolvimento.

“Nossa expectativa é que o programa crie mais oportunidades para os empreendedores de Nova Olinda do Norte, fortalecendo os pequenos negócios e movimentando a economia local. Esse trabalho conjunto vai gerar crescimento, renda e melhoria na qualidade de vida da nossa população”, disse.

Programa em Nova Olinda do Norte foi lançado na última sexta-feira (15). Foto: Welligton Mamud/SEBRAE-AM

O analista do Sebrae-AM, Márcio Pires, ressaltou a importância da parceria entre Sebrae e prefeitura. Durante o evento, ele apresentou aos secretários municipais a REDESIM Conectada, sistema que facilita a desburocratização para abertura de empresas, e a plataforma Contrata+Brasil, do governo federal, que apoia a gestão pública na contratação de serviços de MEIs.

“O Cidade Empreendedora é um programa que fortalece a gestão pública ao mesmo tempo em que dá suporte ao empreendedor local. Ao levar ferramentas como a REDESIM Conectada e o Contrata+Brasil, garantimos que a prefeitura tenha instrumentos modernos de apoio ao micro e pequeno empreendedor, incentivando a formalização e o crescimento dos negócios”, explica.

O Cidade Empreendedora está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e se estrutura em eixos estratégicos que incluem inovação, sustentabilidade, desburocratização e apoio ao empreendedorismo. O programa busca promover o desenvolvimento socioeconômico de forma integrada, transformando a realidade de municípios amazonenses.

  • Cidade Empreendedora
  • Nova Olinda do Norte
  • Sebrae Amazonas