A gestão do município de Parintins se reuniu no último dia 18 de janeiro, com os técnicos do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae Amazonas, com o propósito de elaborar o plano de trabalho 2024. O programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae para o gestor público que quer direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico do seu município.
Durante a reunião, os secretários municipais e técnicos do programa participaram de uma oficina apresentada pelo gerente de Empreendedorismo no Interior do Sebrae, José Antônio Cardoso e a gerente local, Luane Pedreno.
“Apresentamos o programa com o intuito de incentivar estratégias de desenvolvimento econômico e social para o município. O Sebrae está feliz pela adesão, e agora, as secretarias devem estruturar as demandas para as ações de 2024”, informou Cardoso.
A previsão é que em março sejam implementadas as primeiras atividades do Cidade Empreendedora.
-
Segundo o secretário de administração, Edy Albuquerque, a premissa do governo do prefeito Bi Garcia é o empreendedorismo, e o Programa Cidade Empreendedora vem atender vários focos da administração.
“O programa vem potencializar ações que o município já executa na área social, ambiental, administrativa, arrecadação, tributação, na produção, infraestrutura, ou seja, há toda uma expectativa para que o Cidade Empreendedora seja implementado e possa contribuir com a geração de emprego e renda no município e que a população seja a grande beneficiada”, concluiu o Secretário.
-
Presidente Figueiredo
O município de Presidente Figueiredo também se prepara o “Cidade Empreendedora”. Na última segunda-feira (22), a coordenação da secretaria de governo, analistas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae-AM) e secretários municipais se reuniram para fechar o plano de trabalho do programa, que será executado no município ao longo de 2024.
O programa vai promover cursos de liderança para o setor público e a elaboração de projetos para captação de recursos. Além disso, o plano deve priorizar as ações voltadas para fortalecer o turismo local, visto que o município é um dos destinos mais procurados no Amazonas.
Outros projetos iniciados em 2023 também terão continuidade, como por exemplo, Empreendedorismo na Escola e Sala do Empreendedor, este último, com o objetivo de orientar empreendedores para formalização da empresa e aumentar a longevidade, competitividade e inovação dos pequenos negócios, além de Marketing Territorial e Setores Econômicos, visando identificar as potencialidades nos territórios e apoiar setores estratégicos para fomentar a economia local.
-