O SEBRAE Amazonas lançará chamada pública para adesão ao Programa Cidade Empreendedora 2025, cujo edital estará disponível a partir do dia 20 de novembro de 2024. Voltado para a promoção do empreendedorismo e o fortalecimento da economia local, o programa busca transformar os municípios do Amazonas em centros econômicos mais dinâmicos e autossustentáveis. O prazo para inscrição se estenderá até 31 de janeiro de 2025.
Com foco na parceria entre o SEBRAE e prefeituras municipais, o programa oferece aos gestores a oportunidade de escolher um dos três pacotes de atuação — básico, intermediário ou avançado — conforme a realidade e as necessidades locais. Cada plano de trabalho é desenvolvido entre técnicos da prefeitura e do SEBRAE, com iniciativas que vão desde o fomento ao empreendedorismo até o apoio em processos que aprimoram a gestão municipal.
Segundo a Diretora Superintendente do SEBRAE-AM, Ananda Carvalho,
“o Cidade Empreendedora cria um ambiente de oportunidade e inovação ao integrar o SEBRAE com o setor público municipal, proporcionando soluções estratégicas que impulsionam a economia local e melhoram o ambiente de negócios.”
A Superintendente também destaca o impacto positivo do programa nos municípios já atendidos.
“Somente nos últimos dois anos, cerca de 9 mil pessoas foram beneficiadas em dezenove municípios, através de ações que promovem o desenvolvimento e a sustentabilidade econômica.”
Impacto do Programa nos municípios – Em 2023, o programa atendeu os municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Alvarães, Manaquiri, Coari, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Ipixuna e Envira. Em 2024, está em execução nos municípios de Presidente Figueiredo, Novo Airão, Beruri, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Alvarães, Ipixuna e Coari.
Entre as ações desenvolvidas, destacam-se a digitalização de documentos dos servidores de Novo Airão e a criação do Plano de Ordenamento Turístico em Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Coari e Santa Isabel do Rio Negro. Além disso, o programa contribuiu para a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) nos municípios de Presidente Figueiredo, Coari, Beruri e Alvarães, e a elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) de Manaquiri, entre outras ações.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – O Cidade Empreendedora é composto por dez eixos de atuação que convergem com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa estrutura permite que o programa atue de forma integrada para promover o crescimento econômico, reduzir desigualdades e implementar ações sustentáveis que contribuem para o pacto global.
Cada eixo estratégico do programa é desenvolvido em parceria com os municípios, oferecendo ações específicas que vão desde o fortalecimento das capacidades de governança local até a inclusão de políticas públicas sustentáveis.
Os eixos estratégicos são: 1. Gestão e Políticas Públicas, alinhando-se ao ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico); 2. Lideranças Locais e Governança, eixo que colabora com os ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 17 (Parcerias para a Implementação dos Objetivos); 3. Simplificação, esse eixo está alinhado ao ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura); 4. Sala do Empreendedor, contribuindo para o ODS 8; 5. Compras Públicas e Acesso ao Crédito, promovendo o ODS 1 (Erradicação da Pobreza) e o ODS 8; 6. Empreendedorismo na Escola, em alinhamento com o ODS 4 (Educação de Qualidade); 7. Inclusão Socioprodutiva, em sinergia com o ODS 10 (Redução das Desigualdades); 8. Identidade, Vocações e Mercado, conforme o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis); 9. Inovação, contribuindo para o ODS 9; 10. Resiliência Climática e Sustentabilidade, contribuindo diretamente para o ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima) e o ODS 15 (Vida Terrestre).
Chamada Pública de adesão – Para 2025, o SEBRAE-AM espera expandir o alcance do Cidade Empreendedora, buscando parcerias com novos municípios que estejam comprometidos em investir no fortalecimento de suas economias locais. Municípios interessados podem obter mais informações diretamente com a Unidade de Empreendedorismo no Interior (UEI) do Sebrae-AM ou Escritórios Regionais, que conduzirão o processo de seleção e adesão ao programa. Mais informações por meio dos contatos: José Antônio Fonseca, e-mail: [email protected], telefone (92) 98560-0789 ou Marcelo José de Souza, e-mail: [email protected], telefone (92) 98634-4355 ou pelo site https://cidadeempreendedoraam.com.br/