Transformar a realidade de comunidades rurais por meio do conhecimento e da valorização do modo de vida no campo é um dos principais objetivos do curso de Quintais Produtivos promovido pelo Sebrae Amazonas. A ação gerou impactos positivos nas perspectivas de moradores de sete comunidades de Presidente Figueiredo, que agora estão mais preparados para produzir, empreender e preservar o meio ambiente.
Entre os dias 27 de janeiro e 28 de março, o Sebrae-AM, em parceria com a empresa Transporte Energia (TNE) e Ambientare, realizou capacitações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, no âmbito do Programa de Educação Ambiental (PEA). Os cursos técnicos abordaram temas como fruticultura, agroecologia e o uso sustentável dos recursos naturais.

As comunidades beneficiadas foram Santo Antônio do Abonarí, Tracauá, Olhos de Águia, Santa Cruz, Ramal da Boa Esperança, Nova Figueiredo e São Sebastião. No total, 160 moradores das comunidades aprenderam técnicas voltadas ao cultivo sustentável em pequenos espaços, com conteúdo que incluíram o uso correto do solo, adubação verde, cobertura vegetal, rotação de culturas e práticas de manejo agroecológico que respeitam a biodiversidade e promovem a segurança alimentar.
A capacitação combinou teoria, dinâmicas educativas, discussão de conceitos e uma prática de montagem de um canteiro mandala, sistema que otimiza o espaço, aproveita materiais recicláveis e diversifica os cultivos de forma sustentável.

Para a analista técnica do Sebrae-AM, Milene Lopes, investir em capacitação no meio rural é investir em desenvolvimento com responsabilidade ambiental.
“Ao levar conhecimento para essas comunidades, estamos estimulando o uso consciente dos recursos naturais, fortalecendo a agricultura de base agroecológica e criando oportunidades para que os moradores empreendam de forma sustentável. O Sebrae acredita que capacitar é também cuidar do futuro, promovendo desenvolvimento com responsabilidade ambiental e valorização dos saberes locais,” afirma Lopes.