A capital amazonense recebe, entre os dias 8 e 17 de agosto, a edição da Feira D, iniciativa que celebra a moda autoral, o design, a gastronomia e a cultura amazônica. Realizada no Espaço Cultural do Manauara Shopping (Piso Castanheira – G6), a feira tem entrada gratuita e conta com curadoria de André Porto Faleiros, reunindo mais de 60 marcas criativas ao longo de dez dias.
O evento marca uma nova fase de expansão e visibilidade para os empreendedores da região, com apoio estratégico do Sebrae Amazonas, que atua diretamente no fortalecimento da moda, artesanato, bioeconomia e inovação.

“O Sebrae vem apoiando o Amazon Poranga Fashion há dois anos e agora fortalece também a Feira D. com ações voltadas à moda autoral, confecção, varejo e atacado. Nosso objetivo é dar visibilidade aos talentos genuinamente amazonenses e promover o acesso da sociedade ao trabalho desses criativos”, disse Herbeth de Oliveira Sena, analista de negócios do Sebrae Amazonas e gestor de projetos do setor de economia criativa.
A presença de empreendedores atendidos pelo Sebrae é um dos destaques da feira. Segundo Lilian Simões, representante da instituição, cerca de oito expositores são diretamente acompanhados por projetos da casa.
“Fico muito honrada e feliz em ver que esse público que atendemos está aqui, caminhando com suas próprias pernas e ocupando um espaço tão importante. Temos expositores da bioeconomia, da moda e do artesanato, tanto indígena quanto comunitário. É emocionante ver o quanto Manaus precisa disso, de sair das feiras de rua e ocupar também espaços como esse, com estrutura, conceito e mais valorização”, destacou Lilian Simões, gestora técnica do Sebrae Amazonas.
A abertura da feira contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica da Amazônia, show de Márcia Siqueira e o desfile da marca Arévola Gallery, que trabalha com tecidos sustentáveis à base de curauá e fibra de abacaxi, insumos amazônicos que unem moda e biotecnologia.

“A Arévola é uma startup de inovação que pesquisa o tecido de curauá, ainda inédito no mercado. Estar aqui é a realização de um sonho. Sou a primeira estilista a apresentar um desfile na Feira D e estou muito feliz em compartilhar esse espaço com grandes criadores da região”, celebrou Thais Arévola, fundadora da marca.
Criada em dezembro de 2023, a Feira D nasceu com o propósito de dar visibilidade aos criativos nortistas e nacionais que não possuem loja física, promovendo o contato direto com o público. Hoje, o projeto já conta com iniciativas paralelas como o Clube D, voltado à formação de artistas e empreendedores.

“A feira não é só sobre compras. É sobre troca, formação e intercâmbio cultural. Por isso convidamos criativos de fora do estado para dialogar com os nossos talentos locais. A ideia é engrandecer a Amazônia e mostrar o que temos de melhor”, explicou o curador André Porto.
Programação e horários
De 8 a 17 de agosto
Segunda a quarta-feira: das 12h às 21h
Quinta a sábado: das 10h às 22h
Domingo: das 14h às 21h
Foto: Wellington Mamud / Sebrae Amazonas.
Contato para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM): [email protected] ou (92) 98639-1092 / Yasmim Negreiros (92) 98411-3039.