São Gabriel da Cachoeira recebeu entre os dias 01 e 04 de julho o II Encontro Geral de Produtores Indígenas do Rio Negro, organizado pela Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) com o apoio do Sebrae Amazonas e da Fundação Amazônia Sustentável (FAS). O evento, realizado na Maloca da Foirn, reuniu mais de 100 empreendedores indígenas, oferecendo uma programação com oficinas e palestras voltadas para artesãos, agricultores e pescadores da região.
As oficinas visam capacitar os participantes, fornecendo ferramentas e conhecimentos para impulsionar seus empreendimentos locais. Rosangela Fidelis, gerente administrativa e financeira da Casa Wariró e representante da Foirn, explicou:
“O encontro reúne produtores da calha do Rio Negro para serem capacitados, trazendo mais diversidade para a nossa região e apoio para os negócios locais indígenas.”
A Casa de Produtos Indígenas do Rio Negro – Casa Wariró é um espaço de marca coletiva das 23 etnias do Alto Rio Negro.
Segundo Rosangela, o evento contou com atividades desenvolvidas pela Foirn nos dias 1 e 2, focadas na formação das lideranças e no encaminhamento de trabalhos específicos para cada liderança. Nos dias 3 e 4, o Sebrae-AM realizou oficinas de empreendedorismo no campo, abordando temas como “Empreendedor no Campo”, “Empreendedor de Sucesso” e “Modelos de Negócios e Validação do Modelo de Negócios”.
Rosa dos Anjos, supervisora da Agenda Indígena da FAS, acredita que o encontro promove a troca de conhecimento, aprendizagem e saberes entre os empreendedores indígenas.
“Esse encontro é essencial para fortalecer e incentivar o empreendedorismo indígena, promovendo oportunidades de trabalho ao mesmo tempo em que mantemos as tradições culturais”, apontou a supervisora.
O Sebrae-AM tem realizado diversas ações de apoio e atividades de empreendedorismo nos municípios do Alto Rio Negro, incluindo São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos, oferecendo consultorias, capacitações, oficinas, orientações, apoio aos artesãos e fomento à agricultura familiar nos territórios. No início do mês de agosto, será promovido o Festival Sebrae de Negócios de São Gabriel da Cachoeira.
“Nosso intuito é atuar ainda mais forte na região, a fim de fortalecer os negócios locais nas comunidades, por isso, estamos realizando uma série de atividades e apoiando iniciativas que fomentam o empreendedorismo, principalmente indígena”, explicou Frank Rodrigues, colaborador do Sebrae responsável pelo atendimento no território do Rio Negro.