O Sebrae Amazonas, por meio do Escritório Regional de Humaitá, promoveu, nesta sexta-feira (07), o Encontro Regional de Agentes de Desenvolvimento do Sul do Amazonas, reunindo profissionais das Salas do Empreendedor dos municípios de Lábrea, Apuí, Boca do Acre, Humaitá e Pauini. O evento aconteceu na Escola Balbina Mestrinho, em Lábrea, durante o evento Workshop de Turismo, Empreendedorismo e Pesca Esportiva, e teve como objetivo capacitar os participantes para atuarem de forma eficiente no suporte as micro e pequenas empresas (MPEs).
Com um total de 68 Agentes de Desenvolvimento e 54 Salas do Empreendedor no estado, o encontro buscou fortalecer o atendimento ao empreendedor, promovendo a qualificação profissional por meio de workshops e treinamentos estratégicos.
Demais encontros serão realizados durante o ano, a fim de capacitar os Agentes de outros municípios.
Durante o evento, os agentes que atuam nos municípios de Lábrea, Apuí, Boca do Acre, Humaitá e Pauini tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre formalização, regularização e gestão de negócios, além do uso de plataformas digitais essenciais para o atendimento.
A Sala do Empreendedor é o resultado da parceria entre o Sebrae e Prefeituras Municipais, em conformidade com a Lei Complementar 123/2006. Ela foi desenvolvida para melhorar e simplificar o ambiente de negócios em todo Estado, atuando lado a lado com as administrações municipais, oferecendo apoio para pequenos negócios. Tudo o que você precisa para fazer o seu negócio seguir em frente, de um jeito simples e prático.

Para o coordenador estadual da Sala do Empreendedor, Marcelo Souza, a iniciativa do Sebrae é qualificar os Agentes e fortalecer os pequenos negócios locais.
“O Sebrae trabalha constantemente para que esses profissionais tenham acesso a treinamentos, novas ferramentas e informações estratégicas, garantindo um atendimento mais eficiente e qualificado nas Salas do Empreendedor”, explica.
Entre os principais temas discutidos durante o encontro, destacou-se a implementação do CRM Foco, uma nova ferramenta voltada para o relacionamento com empresas e melhoria no atendimento, além da transição para o encerramento do SAS (Sistema de Atendimento Sebrae). Também foi apresentada a adesão das Salas do Empreendedor ao programa de acesso ao crédito, em parceria com o Sebrae e a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM).
Elaborado pela Chefe do Escritório Regional de Humaitá, Glayvien Costa, e pelo analista técnico, Giovani Causas, foi o lançamento do programa “Webinars – Conexão Empreendedora: Estratégias para Agentes de Desenvolvimento”, iniciativa que visa manter a capacitação contínua dos agentes por meio de encontros online. Além disso, foi apresentado o Checkpoint, um sistema de acompanhamento para avaliar e aprimorar o desempenho das Salas do Empreendedor na região.