
Com a cultura em foco e como parte da 1ª edição da Semana de Economia Criativa, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/Amazonas) promoveu uma palestra especial com representantes dos grupos folclóricos dos minis-bois Garantido e Caprichoso, na manhã desta quarta-feira (23/04).
O evento, realizado no SebraeLab, localizado na Avenida Leonardo Malcher, nº 904, no centro de Manaus, reforçou a importância de preservar as tradições culturais da Amazônia e destacou o papel da criatividade na valorização da identidade regional e no estímulo a negócios sustentáveis.
A coordenadora da Semana de Economia Criativa do Sebrae Amazonas, Débora Sales, ressaltou a relevância de iniciativas como o Mini-boi, uma manifestação cultural de Parintins que se mantém viva através de regras, regulamentos e uma transmissão contínua de valores entre gerações.
“O Mini-boi é uma forte expressão cultural que fortalece a identidade local. Muitas pessoas que participaram dele hoje atuam nas grandes agremiações, conhecidas como ‘boi grande’. Valorizar a cultura e as gerações criativas é essencial para promover essa conexão entre tradição e inovação”, explicou.
O festival dos bois em miniatura é uma celebração única, na qual as versões reduzidas dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido encantam o público com apresentações artísticas. Com o apoio e patrocínio da Prefeitura Municipal de Parintins, pela primeira vez, o grupo do Mini-boi deixou Parintins para se apresentar fora da cidade, uma conquista celebrada por Débora.
“Ao tratar da economia criativa, buscamos enaltecer a cultura, incentivar os criativos e transformar os jovens em talentos promissores. A estreia do Mini-boi fora de Parintins é um marco, que reflete o cuidado e a dedicação em preservar essa herança cultural”, disse.
O representante do Mini-boi Caprichoso, Adan Renê Pereira da Silva, destacou a importância dos minis-bois como guardiões de uma das tradições mais emblemáticas da Amazônia. “O Mini-boi Caprichoso e o Mini-boi Garantido se tornaram verdadeiros cartões-postais de Parintins. Temos o Festival Folclórico de Parintins, mundialmente conhecido, mas para que essa celebração continue viva, é essencial preparar as futuras gerações”, afirmou René.

Ele explicou que os minis-bois cumprem esse papel ao formar jovens que, no futuro, estarão aptos a assumir os bois-bumbás principais, garantindo a continuidade da tradição cultural. “Os dois minis-bois são fundamentais nesse sentido, pois quando a geração atual não puder mais participar, haverá uma próxima pronta para assumir, já com um excelente preparo. Como se trata de uma disputa, esses jovens já se adaptam às exigências e moldes do Festival Folclórico”, concluiu René, reforçando a relevância dos minis-bois para a perpetuação do legado cultural.
O Presidente do Mini-boi Garantido, Neff Thales, destacou a importância de sua participação na Semana de Economia Criativa. Durante sua palestra, ele compartilhou a história e os detalhes do trabalho desenvolvido com crianças, enfatizando o caráter pedagógico e criativo da iniciativa. “Nosso objetivo é mostrar como é criado o universo em miniatura do Mini-boi, uma brincadeira extraordinária que reproduz tudo o que o boi grande tem, mas em versão reduzida. Desde os movimentos das alegorias até o boi com movimentos reais, tudo é feito em miniatura,” explicou Neff.

Outras atividades
Além das palestras e das apresentações dos minis-bois, o segundo dia da 1ª edição da Semana de Economia Criativa trouxe uma programação diversificada e enriquecedora. Entre as atividades realizadas, destacaram-se painéis interativos que abordaram temas como o protagonismo feminino, a economia criativa e plataformas de impacto social. O dia também foi marcado por uma aula-show de gastronomia conduzida pelas chefes Maria do Céu e Ana Morales.

A Semana de Economia Criativa continua com uma Missão Técnica na Comunidade Indígena Três Unidos, nos dias 24 e 25 de abril, promovendo troca cultural e aprendizado. Os participantes terão a chance de explorar o impacto da criatividade no desenvolvimento sustentável da comunidade por meio de apresentações de gestores do Sebrae Amazonas, empreendedores de negócios de impacto e atividades especiais, como exibições culturais e de bioinstrumentos.
-
Fotos: Wellington Mamud e Divulgação Sebrae Amazonas.
Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM) : [email protected] ou (92) 8639-1092 / Yasmim Negreiros (92) 98411-3039.