ASN AM
Compartilhe

Coari terá escritório do Sebrae para fortalecer atendimento a pequenos empreendedores

Lançamento da pedra fundamental do novo espaço ocorreu na nesta quarta-feira, com a presença de autoridades e empresários
Por Bruno Tadeu
ASN AM
Compartilhe

O Sebrae Amazonas ampliará a presença no interior do estado, desta vez com estrutura própria em Coari (a 363 quilômetros a oeste de Manaus). A nova instalação será construída em terreno na Estrada do Aeroporto, onde a pedra fundamental foi lançada em solenidade nesta quarta-feira, 5/10. No município e região vizinha, o Sebrae já atende quase 3 mil micro e pequenos empreendedores por ano.

Dona do segundo maior PIB do estado, a cidade conta com a presença permanente do Sebrae desde 2009, em parceria com a prefeitura local. Já em 2011, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas passou a atender em prédio alugado, também na Estrada do Aeroporto, onde opera até os dias de hoje.

Coari também é base para suporte aos pequenos empreendedores de Anori e Codajás e irá se juntar à Itacoatiara, Manacapuru e Parintins como cidades polo com escritório próprio do Sebrae. Durante o lançamento da pedra fundamental, o assessor chefe do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Amazonas, Paulo Silva, representando o presidente do CDE, Muni Lourenço, destacou o marco.

“Hoje, definitivamente, estamos fincando a nossa bandeira do Sebrae no município de Coari. É um sonho de mais de 10 anos. Todos os colaboradores desse Sebrae Coari serão da terra, valorizando as pessoas do município”, adiantou.

Representando o prefeito de Coari, Keitton Pinheiro, o secretário adjunto da Casa Civil do Município, Daniel Maciel, reforçou as boas-vindas ao serviço. “A presença de uma instituição tão séria como essa para capacitar, para dar apoio, para que possa haver maior desenvolvimento e mais pessoas possam sonhar e realizar o empreendedorismo”, declarou.

Perfil

De acordo com dados da Receita Federal, do total de estabelecimentos com registro em Coari até 2021, 14,9% correspondem a Microempresário Individual (MEI), 45,2% são Microempresas (ME) e 2,24% operam como Empresa de Pequeno Porte (EPP).

Além dos pequenos negócios, Coari tem notável presença de produtores rurais, representados por cooperativas e associações. Os principais segmentos são a psicultura, a agricultura familiar e a produção de Açaí, visto que Coari faz parte do território da Indicação Geográfica do Açaí de Codajás.

No suporte a essas cadeias, o Sebrae oferece serviços de consultoria, oficinas, cursos, palestras e orientação ao crédito, sempre com a adaptação dos serviços de acordo com as necessidades dos clientes.

Cases

Um deles foi o Jessé Brito, 36, natural da zona rural de Coari. Com o pai funcionário da prefeitura, ele foi para a cidade na adolescência e logo começou a trabalhar como atendente no comércio. Passou por quatro empresas até ser funcionário de um empreendimento no ramo de motores e energia solar.

Jessé Brito, empreendedor que atua no segmento de energia solar em Coari

“Eu me qualifiquei para área de energia solar, fiz curso de atendimento ao cliente no Sebrae e abri meu próprio negócio”, disse o empreendedor, que hoje administra a Britos Materiais Elétricos. Jessé tem como público principal moradores e trabalhadores da roça, onde a falta de energia elétrica torna a solar atrativa.

Já no segmento de vestuário, Elijane Araújo sempre projetou ao próprio negócio um desempenho de acordo com o nome dele: Gigantão. A tradicional loja coariense tem dois pontos, dos quais ela administra o de moda infantil, cama, mesa e banho. Para chegar na clientela, ela inovou e antes mesmo da crise da pandemia de Covid-19 já entregava em domicílio.

Elijane Araújo empreende como lojista e aposta no marketing para inovar

“O que eu puder aproveitar do Sebrae para sempre estar crescendo, vou ficar na cola do Sebrae”, disse Elijane, que participa de feiras, eventos de marketing a convite do Sebrae, cursos online e outros tradicionais como Sebraetec e Empretec. “A cabeça fica fervendo, cheia de ideias”, brincou.

  • Amazonas
  • Coari
  • Desempenho
  • Empreendedorismo
  • Energia Solar
  • Impacto
  • Inauguração
  • Indicação geográfica
  • Interiorização
  • Negócios
  • Pedra fundamental
  • Sebrae Amazonas
  • Trabalhadores
  • Varejo
  • vestuário