ASN AM
Compartilhe

Salas do Empreendedor no Amazonas atenderam mais de 37 mil empreendedores em 2024

Atendimentos ocorreram nas 49 unidades das Salas instaladas nos municípios
Por Thayssa Castro
ASN AM
Compartilhe

As Salas do Empreendedor, presentes em 49 municípios do Amazonas, atenderam até momento mais de 37 mil empreendedores em 2024. Esses espaços ofereceram suporte essencial a micro e pequenos empreendedores, garantindo acesso a serviços de formalização, capacitação e orientação ao crédito da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM).

Criadas pelas prefeituras e com o apoio do SEBRAE-AM, as Salas do Empreendedor funcionam como um ponto de referência para quem deseja abrir, regularizar ou fortalecer seu negócio. O coordenador estadual das Salas do Empreendedor, Marcelo Souza, acredita que as Salas transformam a realidade econômica dos territórios atendidos.

“As Salas do Empreendedor desempenham um papel essencial nos municípios do Amazonas, pois democratizam o acesso a serviços que antes estavam centralizados nas capitais ou grandes centros. Elas promovem a formalização de negócios, capacitam empreendedores e possibilitam o acesso ao crédito, gerando emprego e renda. Isso transforma a realidade econômica dos municípios atendidas”, afirma o coordenador.

Adesão para operação do crédito AFEAM – Uma das ações de fortalecimento da Salas deste ano foi a implementação dos processos de crédito AFEAM nas Salas do Empreendedor de Benjamin Constant, Manaquiri, Manicoré e Parintins, como parte de um projeto-piloto. Em apenas dois meses, a iniciativa movimentou R$ 1,6 milhão, atendendo pequenos empreendedores que enfrentavam dificuldades para acessar financiamentos. O SEBRAE-AM iniciou nesta semana, por meio de adesão voluntária, o mapeamento para expandir o projeto em 2025. As Salas interessadas receberão treinamentos e credenciamento para operar o sistema de crédito da AFEAM, além de suporte técnico.

Capacitação de agentes – Para garantir a excelência nos atendimentos, o SEBRAE-AM capacitou 88 Agentes de Desenvolvimento do estado. O treinamento abordou a diversificação no atendimento aos empreendedores até o funcionamento do sistema de crédito da AFEAM, promovendo a padronização e a melhoria dos serviços prestados. Segundo o coordenador das Salas, a estratégia de capacitação regional tem sido essencial para superar os desafios logísticos no Amazonas, garantindo que as Salas do Empreendedor mantenham o alto nível de atendimento em todas as regiões.

  • Amazonas
  • Crédito AFEAM
  • Salas do Empreendedora
  • Sebrae Amazonas