
Nesta quarta-feira (14/05), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae-AM) formalizou um Termo de Cooperação Técnica com a Frente Parlamentar Estadual de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Frempeei), presidida pelo deputado Adjuto Afonso (União Brasil), em continuidade à parceria estratégica para o desenvolvimento de pequenos negócios no estado. A iniciativa visa apoiar políticas públicas, criando um ambiente mais favorável para empreendedores.
“O Termo é a continuidade da nossa cooperação técnica de sucesso e de longa data com a Frempeei no atendimento ao pequeno negócio. Então, com esse Termo, a Frempeei pode atender o pequeno empreendedor, aquele que quer se formalizar, quer abrir um negócio, quer se capacitar ou quer capitalizar um crédito para começar a sua empresa, para gerir o seu empreendimento. Então, através dessa parceria, o Sebrae consegue apoiar os atendentes da Frempeei nesse atendimento direto ao empreendedor”, explicou a diretora-superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Pessôa.
O acordo tem como foco a implementação de políticas estaduais e municipais que impulsionem o crescimento sustentável dos empreendimentos locais, especialmente por meio do Projeto Cidade Empreendedora. Além disso, busca expandir o atendimento aos interessados, facilitando processos burocráticos e oferecendo suporte técnico e financeiro.

A parceria entre Sebrae Amazonas e a Frempeei prevê diversas frentes de atuação, incluindo: expansão das Salas do Empreendedor para o interior do estado, ampliando o suporte aos negócios locais; aprimoramento da REDESIM reduzindo o tempo de abertura de empresas e simplificando processos; criação de incentivos financeiros e fiscais para fortalecer cooperativas e o empreendedorismo; capacitação de gestores municipais, promovendo políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico; inclusão de conteúdos de empreendedorismo nos currículos da Educação Pública, incentivando a cultura empreendedora desde cedo; disseminação do Projeto Pró-catadores, ampliando a rede de apoio institucional para iniciativas sustentáveis.
A diretora técnica do Sebrae Amazonas, Lamisse Cavalcanti, destaca a relevância da parceria de longa data entre o Sebrae Amazonas e a Frempeei, uma colaboração essencial para fortalecer e impulsionar o desenvolvimento dos pequenos empresários.
“Uma longa e profícua parceria entre a Frempeei e o Sebrae Amazonas. Estamos renovando essa parceria com entusiasmo e compromisso. O objetivo é capacitar e qualificar a Sala do Empreendedor da Assembleia Legislativa, um grande orgulho, pois foi pioneira no Brasil, sendo a primeira sala do empreendedor dentro de uma Assembleia Legislativa. Além disso, os colaboradores que atuam nesse espaço são capacitados pelo Sebrae, garantindo que todos os empreendedores que chegam lá recebam orientação, suporte e consultoria para desenvolver seus negócios”, enfatizou.

Com a renovação da cooperação, espera-se um aumento no número de empreendimentos formais, além da melhoria no acesso a crédito e incentivos para pequenos negócios. A parceria também fortalece a troca de informações e o apoio técnico-institucional, garantindo que empreendedores tenham mais recursos para crescer e se consolidar no mercado.
O deputado Adjunto Afonso falou sobre a iniciativa. “Na realidade, eu fico muito feliz por participar hoje desta assinatura, deste termo, que é um termo de cooperação técnica entre o Sebrae e a Assembleia, através da Frente Parlamentar, que capacita e orienta o pequeno empreendedor, o microempresário. O Sebrae é uma força, todo mundo sabe como o Sebrae atua nesse segmento, tanto de pequenos quanto de grandes negócios. E juntos fazemos muito mais, porque unimos o Sebrae e a Frente Parlamentar, oferecendo apoio e orientação para aquelas pessoas que querem se tornar empreendedoras”, disse.
“O deputado também falou sobre sua satisfação. Eu sempre digo que alguém não deixa de ser empreendedor ou pequeno empresário apenas por falta de vontade, mas muitas vezes por falta de orientação. Quando o Sebrae proporciona essa orientação através da nossa frente, fica mais fácil para essa pessoa se tornar empreendedora. Fico muito feliz porque hoje, tanto a Ananda, como a Lamisse e a Adrianne, são pessoas que também têm esse compromisso. Elas estão à frente do Sebrae e têm o compromisso com o pequeno empreendedor, contribuindo para a geração de emprego e renda. Nós juntos, Frente Parlamentar, Assembleia e Sebrae, certamente vamos proporcionar um resultado melhor para essas pessoas”, ressaltou o deputado.
Fotos: Wellington Mamud / Sebrae Am e Ney Xavier / Aleam.
Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM): [email protected] ou (92) 8639-1092 / Yasmim Negreiros (92) 98411-3039.