Na noite desta quinta-feira (12), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM) realizou o seu 1º Encontro de Startups no Sebraelab, espaço de inovação localizado na sede da instituição, na Avenida Leonardo Malcher, Centro de Manaus. A iniciativa reuniu empresas que integram o portfólio do Sebrae no estado, em diferentes estágios de desenvolvimento, com o objetivo de estimular conexões, compartilhar conhecimento e ampliar oportunidades de crescimento.
O encontro foi estruturado a partir de três pilares principais: networking qualificado, apresentação de oportunidades e escuta ativa das startups. A proposta é criar um ambiente colaborativo de diálogo contínuo, que fortaleça o ecossistema de inovação local e contribua para o desenvolvimento sustentável dos negócios.
A gestora de projetos de startups do Sebrae/AM, idealizadora da iniciativa, Carla Coimbra, destacou o propósito estratégico do encontro e o papel da entidade no desenvolvimento desses negócios.

“O encontro de startups foi pensado para conectar essas empresas, ouvir suas necessidades e apresentar as iniciativas e oportunidades que o Sebrae disponibiliza para impulsionar resultados econômicos para esses negócios”, afirmou.
Segundo Carla, o apoio ocorre de forma estruturada e contínua.
“O Sebrae apoia principalmente com capacitações, mentorias, acelerações, conexão com investidores, além de promover o acesso à mercados por meio de rodadas de negócios e missões empresariais”, explicou.
Para a gerente da Unidade de Soluções e Inovação de Mercado do Sebrae/AM, Lígia Santos, a iniciativa marca um novo momento de integração entre os atores do ecossistema de inovação.
“Esse é um evento idealizado para ampliar o diálogo entre os negócios inovadores e seus gestores, promovendo conexões, troca de experiências e aproximando as startups das jornadas e estratégias que o Sebrae vai desenvolver ao longo de 2026. O ecossistema se retroalimenta, e as iniciativas dos parceiros contribuem para que esses negócios encontrem cada vez mais sustentabilidade em suas jornadas de aceleração”, destacou.
Lígia também reforçou a atuação em rede, envolvendo instituições de ciência e tecnologia, órgãos governamentais, incubadoras, aceleradoras, mentores e agências de fomento, ampliando o suporte às startups do Amazonas.
Entre os parceiros presentes, a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM) apresentou linhas de crédito voltadas para negócios inovadores em fase de tração. O diretor-presidente da instituição, Marcos Vinícius Castro, ressaltou as condições facilitadas para impulsionar a expansão das startups.

“Estamos trazendo a linha de crédito Mais Inovação, voltada para startups que já estão em fase de comercialização e escala. São financiamentos de até R$ 150 mil, com juros subsidiados de 4,5% ao ano. Existe um mundo de oportunidades e recursos disponíveis para apoiar esses negócios no crescimento e na consolidação no mercado”, afirmou.

A diretora administrativa e financeira do Sebrae/AM, Adrianne Antony Gonçalves, destacou o Sebraelab como espaço estratégico de apoio permanente aos empreendedores.
“Esse espaço foi idealizado para ser a casa dos nossos clientes e se confirmou como um ambiente múltiplo, de troca de ideias, conexões e construção colaborativa. Ele está à disposição das startups para reuniões, eventos, gravações e desenvolvimento de projetos. É um espaço para vocês, onde podem crescer e inovar”.
Além do conteúdo institucional, o encontro também deu visibilidade a startups do portfólio do Sebrae/AM que já vêm colhendo resultados com o apoio da entidade. É o caso da Fipo Biopellet, representada pelo empreendedor Genilson Pereira Santana, que destacou as conexões realizadas por meio do programa Capital Empreendedor, ampliando o acesso a investidores. A startup, originada de pesquisas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), transforma resíduos de frutos amazônicos em bioplásticos de alta performance, gerando soluções sustentáveis e promovendo renda para comunidades locais.
Também participaram empresas como a Aqua Viridi, voltada à biotecnologia de microalgas e serviços ambientais sustentáveis, e a Teleze Pimentas, negócio de impacto que desenvolve molhos com sabores amazônicos a partir de insumos da biodiversidade regional. Ambas destacaram a importância das missões empresariais promovidas pelo Sebrae para ampliar mercados e gerar novas oportunidades de crescimento.

O 1º Encontro de Startups do Sebrae no Amazonas integra uma agenda contínua de ações da entidade voltadas ao fortalecimento do ambiente de inovação no estado, promovendo acesso a conhecimento, mercado, crédito e conexões estratégicas para os pequenos negócios inovadores.
Fotos: Wellington Mamud
Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM): [email protected] ou (92) 98639-1092 / Rodrigo Amorim (92) 98134-5970/ 99522-7662

