Oito cursos, 20 turmas e uma palestra show promovidos pelo Sebrae Amazonas movimentou a agenda de capacitações do município de Itacoatiara (a 276 quilômetros a leste de Manaus) entre setembro de 2022 e fevereiro de 2023, beneficiando 783 empreendedores e pessoas que buscam abrir o próprio negócio. Os trabalhos ocorreram no escritório do Sebrae na cidade e em cinco comunidades da região.
Foram realizados no período os cursos ‘Praticando o Associativismo’, ‘Aprender a empreender’, ‘Higiene e manipulação de alimentos’, produção artesanal de boneca de pano, sandálias com miçangas, entre outros. A oferta e realização dos cursos foi fruto de uma emenda impositiva de autoria do deputado estadual Cabo Maciel, através da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), no valor de R$ 100 mil.
De acordo com a chefe do escritório do Sebrae em Itacoatiara, Jady Costa, cursos como de associativismo foram importantes para fortalecer a compreensão dos aspectos legais de um trabalho comunitário integrado.
“Elas (comunidades) tinham uma carência muito grande de conhecimentos sobre a parte legal de uma associação. Então, no curso foi explicado, eles foram orientados sobre como criar essa associação dentro da comunidade, quais os benefícios e quais o as responsabilidades”, destacou. Foram contempladas na ação as comunidades de Bacabal, Monte Cristo, Colônia Vida Nova, Vila de Novo Remanso, Ramal das Pedras e Vila de Lindóia.
Dona de uma loja de acessórios e vestuário, a empresária Rozeane Gomes, que participou da palestra show ‘O ano das vendas’. “Todos eles (os cursos) foram muito importantes pra nossa capacitação. Fazer cursos abre a nossa mente, reavalia o que a gente está fazendo dentro da empresa, busca melhorias”, enumerou.