O prefeito de Atalaia do Norte, Denis Paiva, assinou na última quinta-feira (5), o termo de adesão ao ciclo 2025 do Programa Cidade Empreendedora, em reunião realizada na sede do SEBRAE Amazonas. Após integrar o programa nos ciclos de 2023 e 2024, o município reafirma seu compromisso com a continuidade das ações de desenvolvimento socioeconômico.
Durante sua participação anterior, Atalaia do Norte alcançou importantes resultados por meio do programa, como a elaboração do Plano de Ordenamento Turístico (POT), construído de forma colaborativa com a sociedade civil e os atores do turismo local ao longo de seis meses.
Outra iniciativa de destaque foi o projeto-piloto de Manejo de Pirarucu e Turismo de Pesca Esportiva, desenvolvido em parceria com instituições locais e beneficiando mais de 100 famílias no Vale do Javari. O projeto incluiu capacitações como cursos de atendimento ao cliente, guia de pesca, associativismo e planejamento de empreendimentos coletivos.
Para o prefeito de Atalaia do Norte, Denis Paiva, a renovação de contrato para o ciclo de 2025 é a continuidade de uma política pública que transforma realidades.
“Com o apoio do SEBRAE, nosso município tem avançado em sustentabilidade, geração de renda e capacitação, fortalecendo nossa economia local e promovendo qualidade de vida para nossa população. Vamos avançar ainda mais”, explica o prefeito.
O programa também promoveu cursos e oficinas essenciais para a capacitação da comunidade local, como: Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos; Métodos de Conservação de Frutas; Cozinha Alternativa para Reaproveitamento de Alimentos; Marketing e Publicidade; Gestão Financeira; Capacitações específicas para o manejo de recursos naturais, como Boas Práticas de Manejo e Gerenciamento na Piscicultura e Boas Práticas para o Cultivo de Açaí, entre outras ações.
O Cidade Empreendedora é estruturado em dez eixos estratégicos que convergem com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. Essa abordagem integrada promove inclusão social, sustentabilidade e empreendedorismo, contribuindo diretamente para o crescimento econômico e a redução de desigualdades.
Adesão ao Ciclo 2025 – O edital para adesão ao ciclo de 2025 está aberto até o dia 31 de janeiro de 2025. Municípios interessados podem acessar o chamamento público no site cidadeempreendedoraam.com.br.