Com o objetivo de traçar estratégias para o fortalecimento da economia local, o município de Ipixuna recebeu, na terça-feira (25), a oficina de mapeamento de demandas do programa Cidade Empreendedora. A atividade, realizada pelo Sebrae Amazonas em parceria com a Prefeitura, reuniu secretários municipais para identificar desafios e oportunidades que irão orientar a construção do plano de trabalho para o ciclo 2025-2026.
A oficina segue a metodologia de escuta ativa do Sebrae-AM, onde esse processo permite levantar demandas prioritárias e estruturar soluções voltadas ao empreendedorismo, ao desenvolvimento sustentável e à melhoria do ambiente de negócios.
Para a vice-prefeita de Ipixuna, Rute Monteiro, a parceria com o Sebrae fortalece a gestão municipal e impulsiona o crescimento da cidade.
“Esse trabalho conjunto é fundamental para que possamos planejar ações estratégicas e atender as reais necessidades do nosso município. O Sebrae tem sido um grande parceiro ao trazer conhecimento e ferramentas que ajudam no desenvolvimento local. Estamos confiantes de que essa iniciativa trará impactos positivos para nossa economia e para a população.”
A oficina contou com a participação da vice-prefeita em exercício Rute Monteiro e representante das secretarias de Educação;
Administração; Produção Rural; Assistência; Social; Saúde; e Sala do Empreendedor.
Sobre o Cidade Empreendedora – O Cidade Empreendedora é um programa do Sebrae que conecta a gestão pública aos pequenos negócios para promover o crescimento econômico sustentável nos municípios. Em 2024, já impactou mais de 9 mil pessoas em oito cidades do Amazonas, com a realização de mais de 500 ações.
Com 10 eixos estratégicos, o programa está alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, oferecendo soluções integradas para o fortalecimento da economia local. Entre os principais eixos estão: Gestão e Políticas Públicas, Inclusão Socioprodutiva, Resiliência Climática e Sustentabilidade e Empreendedorismo na Escola.
Atualmente, 27 prefeituras no Amazonas já assinaram o termo de interesse para a execução do programa.