Com o objetivo de fortalecer o turismo como vetor de desenvolvimento sustentável, o Sebrae Amazonas, por meio do programa Cidade Empreendedora, iniciou as etapas de elaboração do Plano de Ordenamento Turístico (POT) no município de Silves.
O POT é um documento estratégico que estabelece diretrizes e ações para o desenvolvimento do turismo em determinada área, seja um município, região ou unidade de conservação. Seu propósito é organizar a atividade turística considerando aspectos ambientais, culturais, sociais e econômicos, garantindo benefícios à comunidade local e preservando os recursos naturais e culturais.
Como parte do processo, foram realizadas reuniões e visitas técnicas a empreendimentos turísticos da região, possibilitando uma escuta qualificada dos atores locais e o mapeamento das potencialidades e desafios do município. O lançamento oficial do POT e sua apresentação à população está previsto para o dia 29 de agosto.
Para o prefeito Paulino Grana, o plano é uma oportunidade estratégica para organizar o turismo local e atrair investimentos, sendo uma alternativa econômica que fortalece os pequenos negócios de forma sustentável e socioeconômica.
“Queremos que o turismo se consolide como uma alternativa de geração de renda para a nossa população, especialmente por meio dos pequenos empreendimentos. O plano chega para nos ajudar a estruturar o setor de forma sustentável, aproveitando nossas potencialidades com planejamento, valorizando nossa cultura e cuidando das nossas riquezas naturais”, destacou o prefeito.
Segundo Luan Menezes, gerente da Unidade de Empreendedorismo no Interior (UEI) do Sebrae-AM, o trabalho em Silves está alinhado à proposta de fomentar economias sustentáveis no interior do estado.
“O Plano de Ordenamento Turístico é uma ferramenta essencial para que os municípios consigam planejar o crescimento do setor de forma estruturada e responsável. Em Silves, identificamos grande potencial turístico, e com esse planejamento, queremos contribuir para que a atividade gere renda, respeite o meio ambiente e valorize a cultura local”, afirmou o gerente.