A candidatura de Manaus à Cidade Criativa da Gastronomia pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), ganha um novo capítulo com o catálogo “Manaós: Saberes e Sabores”, obra desenvolvida pelo projeto de Alimentos & Bebidas do Sebrae Amazonas e lançada neste domingo, 05/10, durante a 6ª Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (FIGA), realizada no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus.
A capital do Amazonas, Manaus, na língua Tupi é conhecida como “Manaós”, que significa “mãe dos deuses”. É a partir da conexão entre a capital, culinária e a figura feminina, que nasce o propósito do projeto, reunindo 12 mulheres, chefs de cozinha do Amazonas e de outros estados, que encontraram no coração da Amazônia, as suas raízes gastronômicas. A ideia do catálogo é levar ao mundo, as vivências, sabores e saberes de mulheres que dedicam suas vidas à cozinha manauara, além de fortalecer a campanha da cidade ao selo internacional.

Segundo Débora Sales, gestora do projeto de Alimentos & Bebidas do Sebrae AM, a iniciativa é um resgate da representação feminina, do conhecimento gastronômico e dos sabores da Amazônia, elementos essenciais que caminham juntos nessa trajetória. A gestora também celebrou o lançamento e o papel da obra para a disputa mundial do Selo de Cidade Criativa da Gastronomia.
“O momento é de celebrar essa candidatura e acredito que isso é incentivar, dar o devido valor e trazer ainda mais visibilidade à cozinha manauara. E quando sair o resultado, trazer à memória das pessoas esse projeto e o que ele representa para todas nós hoje”, enfatizou.
Para Sigryd Nascimento, proprietária do “Aretê Delícias Regionais” e chef integrante do catálogo, o sentimento é de grande honra e de dar vez, segundo a profissional, à melhor comida do mundo.
“Eu me sinto muito honrada. Acho que é o sonho de qualquer chef de cozinha que trabalha com a gastronomia amazônica, trazer ainda mais reconhecimento para nossa comida, que é a melhor do mundo”, destacou.

Durante o lançamento, Selma Reis, chef que também fez parte do projeto, realizou uma rápida aula e degustação de uma “ventrecha de pirarucu defumado, arroz com castanha e macarrão de açaí”. Além de Sigryd e Selma, outras 10 profissionais protagonizaram a iniciativa, sendo elas:
- Débora Valente;
- Débora Shornik;
- Elen Mota;
- Elisângela Valle;
- Joelma Farias;
- Luciana Felicori;
- Maria do Céu Athayde.
- Michelle Leite;
- Neurilene Miskui;
- Renata Peixe-Boi.
Acesse gratuitamente o catálogo no Portal do Sebrae AM: https://conteudosebrae.com.br/loja/biblioteca-digital/182-manaos-saberes-e-sabores
Manaus para o mundo
A Rede de Cidades Criativas da Unesco foi criada em 2004. É uma iniciativa feita para impulsionar as cidades que consideram a criatividade um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável, as colocando no radar global da economia criativa.
A candidatura de Manaus, que tem apoio do Sebrae Amazonas desde o início, posiciona a capital em destaque pela sua identidade cultural, por meio da gastronomia, gerando desenvolvimento, empregos e novos negócios.
Após disputar a vaga com mais de 20 cidades brasileiras, no dia 25/02, a capital amazonense entrou oficialmente na corrida internacional para integrar a Rede de Cidades Criativas na categoria Gastronomia, sendo selecionada pelos ministérios do Turismo, da Cultura e da Comissão Nacional do Brasil para a Unesco (Ministério das Relações Exteriores).
Fotos: Antônio Pereira / Sebrae Amazonas.
Contato para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM): [email protected] ou (92) 98639-1092 / Yasmim Negreiros (92) 98411-3039.