ASN AM Atualização
Compartilhe

COP 30 abre portas para negócios sustentáveis na Feira do Empreendedor 2024

A FE24 em Manaus será palco para o protagonismo de negócios que visam mitigar os problemas climáticos atuais.
Por ASN Amazonas
ASN AM Atualização
Compartilhe

O maior evento de empreendedorismo do país, a Feira do Empreendedor 2024, terá a participação dos representantes da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). A parceria visa estimular a abertura de novos negócios sustentáveis na região amazônica e promover a competitividade entre as pequenas empresas. Aproximadamente 25 mil visitantes são esperados para o evento que ocorre nos dias 19, 20 e 21 de setembro, no Sesi Clube do Trabalhador, na Av. Cosme Ferreira, bairro São José I.

Promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM), a FE24 terá painel com exemplos de ações e negócios em desenvolvimento para garantir que as microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais (MEI) aproveitem as oportunidades da conferência da ONU sobre mudanças do clima, prevista para ocorrer em novembro de 2025, na capital Belém (PA).

Para o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, a COP 30, que envolve diretamente os estados amazônicos, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, terá um papel crucial na promoção dos negócios amazônicos. A região, reconhecida por sua vasta biodiversidade e recursos naturais, está no centro das discussões globais sobre sustentabilidade. Segundo ele, a COP vai oferecer uma oportunidade única para que os empreendedores e investidores conheçam e desenvolvam negócios inovadores baseados nos princípios da bioeconomia e preservação ambiental.

“Belém sediará a COP 30 no próximo ano. Para ressaltar a importância do evento, apresentaremos na Feira do Empreendedor no Amazonas diversos produtos com insumos da Amazônia. O Espaço COP 30 reunirá empreendimentos da região Norte em um único local, destacando o evento que atrairá milhares de visitantes à capital paraense. Essa iniciativa visa enriquecer ainda mais a Feira e divulgar a Conferência para os visitantes”.

Ainda segundo assessoria da diretoria do Sebrae Pará, os pequenos negócios terão a oportunidade de expor para o mundo as suas soluções, mostrando como mitigar os problemas climáticos atuais.

Durante a Feira do Empreendedor 2024, serão discutidas soluções empresariais que vão desde a exploração sustentável de recursos até novas tecnologias verdes que podem transformar a economia local, criando um ambiente favorável para que pequenos e médios empresários da Amazônia possam se destacar, a fim de atrair investimentos e parcerias estratégicas que valorizem a preservação do bioma.

-

O que é a COP 30?

A COP (Conferência das Partes) é uma Conferência das Nações Unidas decorrente da Rio 92 que reúne representantes das Partes (Estados Membros/Países) que são signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês). Na COP se discute e se estabelece compromissos diplomáticos dos 197 países signatários incluindo a União Europeia para combater as mudanças climáticas. As partes se reúnem todos os anos para analisar o progresso da implementação da Convenção, metas nacionalmente determinadas (NDC) e outros instrumentos para sua implementação são propostos, avaliados e aprovados.

As principais decisões das COPs são tomadas pelas “Partes”, que têm direito a voto nas negociações e devem concretizar as ações acordadas. Participam da Conferência 196 países-membros, uma organização regional (União Europeia); os estados subnacionais dos países; as organizações não governamentais (ONGs) e as iniciativa privada como observadores das COPs.

Em 2025, o estado do Pará será a sede da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30). A expectativa é que cerca de 60 mil pessoas visitem o evento, gerando novos negócios e empregos, principalmente para os estados da Amazônia Legal.

-

Feira do Empreendedor em Manaus

O evento ocorrerá nos dias 19, 20 e 21 de setembro, das 13h às 21h, no Sesi Clube do Trabalhador, na cidade de Manaus. Para se inscrever, basta acessar o site feiradoempreendedoram.com.br

Na plataforma, o interessado terá acesso às informações da programação do evento e os valores correspondentes aos ingressos para as palestras especializadas, além de se cadastrar gratuitamente para ser um visitante.

Patrocinadores e Apoio

Além de contar com a COP 30, a FE24 conta com os seguintes patrocinadores: a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas que envolve diretamente os estados amazônicos, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima (COP 30), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sistema OCB/AM), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), Logic Pro, Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), Caixa Econômica Federal, PagBank, Banco do Brasil e Governo Federal, Critéria Energia Solar, O Boticário, Ergo Saúde, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e o Banco da Amazônia (BASA).

Como apoio e parceiros para a realização, a instituição conta com cooperadores da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Associação Comercial do Amazonas (ACA), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio); Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – AM (Senar), Associação dos Jovens Empresários e Empreendedores do Amazonas (AJE), Frente Parlamentar de Apoio à Micro e Pequenas Empresas e Empreendedoras Individuais do Amazonas (FREMPEEI), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRC-AM), Junta Comercial do Estado do Amazonas (JUCEA), Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), e Receita Federal (RFB). Além dos parceiros TIK TOK E SHOPEE, EBW Passou-Ganhou e a Associação Brasileira de Franchising (ABF), Holiday Inn Manaus e Hotel Ibis Manaus.

  • Amazonas
  • Amazônia
  • COP 30
  • Inovação
  • Negócios
  • Sebrae Amazonas
  • Sustentabilidade