Com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo feminino na região do Médio Solimões, a terceira edição do evento ‘Empodera Mulher – Empreenda e Faça Acontecer’ foi realizada com grande sucesso entre os dias 12 e 14 de julho. Organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM) em parceria com a Universidade Paulista (UNIP) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, o evento reuniu mais de 500 participantes, incluindo empreendedoras locais, especialistas e autoridades. O encontro também teve a colaboração de empresas locais, e o apoio da Prefeitura de Tefé, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC) e Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SEMASC).
Durante discurso pelo Sebrae Amazonas, o coordenador do evento, Fabio de Castro, destacou a importância de eventos como esse para promover a inclusão e o desenvolvimento econômico das mulheres. “O empreendedorismo feminino é uma força transformadora em nossa sociedade. Este evento é uma plataforma crucial para empoderar nossas mulheres e oferecer-lhes as ferramentas necessárias para o sucesso,” afirmou.
A iniciativa contou com várias atrações musicais, além de danças regionais e apresentações folclóricas em diversos espaços pela cidade. A Praça Santa Teresa também foi palco da feira agroecológica, com incentivo às mulheres produtoras rurais. A analista de pesquisa e desenvolvimento sênior do Instituto Mamirauá, Juliana Oler, falou sobre o estímulo dessas atividades.
É o segundo ano que estamos em parceria com o Sebrae Amazonas, e para o instituto é muito importante dar voz e visibilidade para as mulheres rurais, porque já acompanhamos essas mulheres em diferentes comunidades, de unidades de conservação e de terras indígenas. Sabemos que possuem muita força e resistência, além de serem responsáveis pela preservação e sustentabilidade dos alimentos, então é um orgulho porque é uma feira diferente de tudo, e é sempre um prazer trabalhar junto ao Sebrae para proporcionar essa valorização das mulheres”, destacou Juliana.
Para o coordenador da Unip em Tefé, André da Costa, o evento superou as expectativas em termos de participação e engajamento. “Este ano a UNIP somou ao Sebrae para oferecer diversos tipos de cursos, oficinas e palestras, sabendo que este evento é fundamental para essa região, porque a cada ano conseguimos incentivar mais mulheres e por meio da educação empreendedora gerar o empoderamento feminino. Por isso, ficamos muito felizes, porque nossos objetivos sempre são alcançados anualmente”, enfatizou André.
Os participantes também destacaram o impacto positivo do evento em suas vidas e negócios, é o caso da produtora rural, Edna Rocha, da Comunidade Bom Jesus, nos arredores do município de Tefé. “É sempre uma grande oportunidade e uma felicidade para nós, mulheres do campo, participar de um evento como esse. Em todas as atividades que eu realizo, o Sebrae tem sido um parceiro, é um facilitador para minha vida, porque viver do que a gente produz é mais difícil, especialmente como produtora, agricultora e pescadora.”
-
O evento ‘Empodera Mulher – Empreenda e Faça Acontecer’ reafirma seu papel como um catalisador do empreendedorismo feminino na região do Médio Solimões. A organização já planeja a próxima edição, com o objetivo de continuar promovendo o desenvolvimento econômico e social das mulheres em Tefé e arredores. “É um evento que é feito por várias mãos aqui em Tefé e nosso papel aqui é incentivar cada vez mais o empreendedorismo feminino e ver esse evento acontecendo por muitos anos com sucesso, que venha 2025”, disse Fabio, coordenador do evento.
-
-
Confira a galeria do evento:
-
-