ASN AM Atualização
Compartilhe

Sebrae-AM alinha ações em Itapiranga, Urucará e Silves

Municípios serão atendidos com ações de desenvolvimento social e econômico
Por Thayssa Castro
ASN AM Atualização
Compartilhe

Para impulsionar o desenvolvimento social e econômico e fortalecer os micros e pequenos negócios nos municípios do entorno da Região Metropolitana de Manaus, o Sebrae Amazonas, em parceria com as prefeituras de Itapiranga, Urucará e Silves, está estruturando e iniciando a implementação de uma série de ações estratégicas.

Nos dias 27 e 28 de março, foram realizadas reuniões com gestores municipais e diversos atores sociais para alinhar essas parcerias e definir os próximos passos.

Com a iniciativa, uma comitiva do corpo técnico do Sebrae-AM percorreu os três municípios, com representantes da Unidade de Empreendedorismo no Interior (UEI), do Escritório Regional de Itacoatiara, responsável pelo atendimento desse polo, da Unidade de Educação Empreendedora, da Sala do Empreendedor e do Programa Cidade Empreendedora.

Para o gerente da UEI, Luan Medeiros, a estratégia é garantir suporte aos pequenos negócios, promovendo a inclusão social e a diversidade econômica nos territórios.

“As ações têm foco na geração de trabalho, emprego e renda, com o Sebrae atuando em parceria com as prefeituras para fortalecer o ambiente de negócios e fomentar políticas públicas que impulsionem o empreendedorismo local”, explica o gerente.

Entre as ações em destaque, está o fortalecimento das Salas do Empreendedor nos municípios, que atuarão com a implementação da REDESIM Conectada, em parceria com a Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea). O sistema tem o objetivo de facilitar a formalização de empresas, agilizando processos e integrando as esferas governamentais para reduzir a burocracia.

Além disso, as Salas também atuarão na operacionalização de processos de financiamento junto à Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM).

Itapiranga

Localizado a 339 km de Manaus, a capital do estado, Itapiranga tem 16.638 habitantes, segundo dados de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Data Sebrae (2023) aponta que o município possui 1,4 mil pequenos negócios. Assim, as ações fortalecerão os empreendimentos e levarão ferramentas de desburocratização.

Reunião entre a prefeitura de Itrapiranga e a comitiva do Sebrae-AM. Foto: divulgação.

A comitiva realizou uma reunião no dia 27/03, com foco na instalação da Sala do Empreendedor, já em parceria com a Jucea e a AFEAM. O prefeito Thiago Lima assinou, no dia 21/03, o Termo de Cooperação Técnica para o município atuar com o espaço. Durante a visita do corpo técnico do Sebrae-AM à localidade, também foram apresentadas as ações de Educação Empreendedora.

Urucará

O município, que fica a 270 km de distância de Manaus e possui 18.631 habitantes (IBGE 2022), planeja ações de inclusão produtiva e apoio aos micros e pequenos negócios. Durante a reunião do dia 27/03, foram discutidos, entre as secretarias municipais e o corpo técnico do Sebrae-AM, o fortalecimento da Sala do Empreendedor, também com as parcerias da Jucea e AFEAM, além de ações de Educação Empreendedora e apoio do Escritório Regional de Itacoatiara.

Reunião com a comitiva do Sebrae-AM e a prefeitura de Urucará. Foto: divulgação

No mês de abril, será realizado o curso de Beneficiamento de Castanha, parceria do Sebrae com a prefeitura, sob a coordenação da Secretaria de Primeiro municipal.

O prefeito de Urucará, Bosco Falabella, também sinalizou interesse no apoio do Sebrae para a implementação do Plano Diretor do município, mesmo ainda não sendo obrigatório, pois a população ainda não atingiu 20.000 habitantes. O objetivo da gestão municipal é ordenar o município para um crescimento sustentável.

Silves

Com uma população estimada em 11.559 habitantes (IBGE 2022), o município de Silves está localizado a 200 km em linha reta de Manaus, onde será executado o programa Cidade Empreendedora, voltado ao desenvolvimento social e econômico em parceria com a prefeitura local.

Reunião com a prefeito de Silves Paulino Grana. Foto: divulgação

Uma das primeiras ações teve como objetivo mapear as demandas do território para criar o plano de ação do ciclo de 2025 e 2026. As iniciativas pretendem garantir que as estratégias atendam às necessidades locais e promovam o desenvolvimento econômico de Silves.

A primeira iniciativa do programa é a implementação da REDESIM Conectada, que atuará dentro da Sala do Empreendedor. Os primeiros alinhamentos acontecerá em uma reunião entre o corpo técnico do Sebrae-AM e a gestão municipal, no dia 28/03. Com isso, empreendedores terão mais rapidez e segurança ao registrar e legalizar seus negócios, além de contar com um ambiente mais favorável para o crescimento econômico do município. A implantação da REDESIM Conectada acontecerá em etapas, sendo que o funcionamento efetivo se dará em meados do mês de junho.

  • AFEAM
  • Cidade Empreendedora
  • Educação Empreendedora
  • Itapiranga
  • JUCEA
  • Salas do Empreendedor
  • Sebrae Amazonas
  • Silves
  • Urucará